Os santos Anjos mensageiros da alegria, MENSAGEIROS DA ALEGRIA

Os santos Anjos mensageiros da alegria
A alegria deve ser uma das grandes características dos filhos de Deus. No céu não há tristeza: há um Eterno júbilo, uma Eterna alegria. Quando nós, homens, ouvimos falar em alegria, na maioria das vezes associamos essa idéia ao riso. Sem dúvida, que no sentido mais amplo e mais externo, ao riso pertence também a alegria, pelo menos pode ser expressão ou reflexo benéfico da alegria real.
Os Santos Anjos de Deus, estão, como já sabemos, inteiramente na luz, e isto porque "Deus é Luz" (1Jo 1,5). Também estão submersos no Amor de Deus Uno e Trino, visto que Ele também criou os Anjos por amor, para a Sua própria alegria. Assim os enche a todos a glória de Deus e o Seu amor, nisto consiste a sua alegria. Que eles têm alegria, isso é o próprio Senhor quem nos revela: "Em verdade Eu vos digo, que haverá mais alegria no céu entre os Anjos de Deus, por um só pecador que se converte..." (Lc 15,10). Se já com isto sentem alegria, quanto mais com a contemplação do próprio Deus!
Aliás, não devemos esquecer que nós homens fomos criados para a alegria. E São Paulo nos exorta a nos alegrarmos sempre no Senhor: "Alegrai-vos sempre no Senhor, mais uma vez vos digo, alegrai-vos!" (Filp 4,4).

MENSAGEIROS DA ALEGRIA
A Sagrada Escritura não deixa dúvida que o Filho de Deus se fez Homem para tirar o pecado do mundo pela Sua morte na Cruz. E é o amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo, na mesma medida que nos chamou, a nós homens, da noite da morte para a luz resplandecente (cf. 1Pe 2,9; Col 1,12). Tão pouco podemos deixar de ver que os Santos Anjos de Deus, os quais nosso Senhor quis associar à História da salvação, como "Espíritos que fazem o ofício de servos em favor daqueles que hão de ser os herdeiros da salvação" (cf. Heb 1,14), se encontram já nos umbrais do Novo Testamento, e depois no decorrer deste, como mensageiros da alegria.
Ao sacerdote Zacarias disse o grande Arcanjo Gabriel, que lhe apareceu dizendo: "Não temas Zacarias, pois a tua oração foi atendida, e Isabel, tua esposa, dará a luz um filho, a quem porás o nome de João e que será para ti motivo de grande júbilo e de gozo, e muitos haverão de se alegrar com o seu nascimento" (Lc 1,13). E na noite de Natal, em Belém, foi um Anjo o primeiro a anunciar alegremente a grande mensagem aos homens: "Não temais, venho dar-vos uma notícia de grande alegria para todo o povo, pois hoje nasceu na cidade de Davi um Salvador, que é o Messias e Senhor" (Lc 2,10). Mas também aos Magos do Oriente, que depois de longo caminho, chegaram ao bom termo, partilharam desta alegria; e, por fim, eles também foram conduzidos ao Senhor e Salvador por um Anjo. Em Mt 2,10 lê-se: "À vista da estrela alegraram-se ao extremo".
Jesus, na Sua pregação, voltará a falar desta alegria, e até fará que o Anjo e o homem, juntos, gozem dela. Em João 4,36 nos é relatado que Jesus disse aos discípulos: "O ceifeiro já recebe o salário e recolhe o fruto para a vida eterna, de modo que o semeador se alegra juntamente com o ceifeiro". Como sabemos, noutro lugar do Evangelho, os Anjos aparecem como ceifeiros; os homens como os semeadores, e o tempo, como se fosse um campo arável. Como vimos, os Santos Anjos se alegram por aquilo que acontece ao homem, isto é, enquanto os acontecimentos são sinais de que o plano do amor de Deus para com o Homem, pensado desde toda a eternidade, se desenrola.
Não podemos duvidar que os Santos Anjos tiveram uma grande alegria na Ressurreição de Jesus, e essa alegria foi porque o homem, o seu irmão mais novo, pode agora participar deste amor divino que eles participam. Quando as mulheres foram à sepultura encontraram um Anjo (ou Anjos cf. os outros Evangelhos) que lhes disse: "Não temais! Sei que procurais a Jesus que foi crucificado. Não está aqui: ressuscitou como disse. Vinde e vede o lugar em que Ele repousou. Ide depressa e dizei aos discípulos que Ele ressuscitou dos mortos. Ele vos precede na Galiléia. Lá O haveis de rever, eu vos disse" (Mc 16,6-7).
Essas palavras ditas sem rodeios, claras e precisas, iluminam as trevas que caíram sobre essas mulheres depois de terem presenciado o triste desfecho da vida do Senhor. Têm tanta força de vida essas palavras, que as mulheres que antes chegavam com medo e com tristeza, voltam com coragem e com alegria. "Elas se afastaram do túmulo prontamente com certo receio, mas ao mesmo tempo com alegria, e correram a dar a boa nova aos discípulos" (Mt 28, 8).
Não será tudo isto, ao mesmo tempo, um estímulo para que nós, homens, nos esforcemos durante a vida pela consecução daalegria, precisamente daquela alegria que, como fruto do amor juntamente com a paz, deve ser a nossa herança?
Quem compreendeu a sua missão cristã, deverá aprender a praticá-la com virtude, e a vivê-la com alegria. E com isto afirma que Deus quer ver-nos alegres até na dura monotonia do dia a dia. Por que razão? Porque a alegria autenticamente cristã pressupõe um homem de alegrias naturais (Paulo VI). Isto não exclui que também a cruz e toda a dor de uma vida humana possam ser acompanhadas e até compenetradas da magnificência de Deus. Sem alegria, o homem não pode viver em plenitude de "forma dignamente humana", assim como alguém que vive sem ser aceito, ou seja, sem ser amado, dificilmente alcançará a sua perfeição. Neste tempo da Páscoa cantamos a Antífona Mariana "Rainha do Céu, alegra-te..." expressando assim a força jubilosa deste tempo, onde a vida venceu a morte. Peçamos a Nossa Senhora, que Ela, como causa da nossa alegria, envie os Seus Anjos com as mãos cheias de Santa alegria, em nosso auxílio!

Oração
"Jesus doçura dos corações, fonte viva, luz das inteligências, superas toda alegria e todo desejo. Não há canto mais suave, harmonia mais deliciosa, pensamento mais doce do que Jesus, Filho de Deus. Jesus, esperança dos penitentes, quão piedoso para quem Te invoca! Quão bom para quem Te busca! Que serás para quem Te encontra? Não pode a língua dizer nem a pena exprimir, só quem experimentou pode saber o que seja amar Jesus! Ó Jesus, nossas vozes Te cantem, nossas vidas Te proclamem, amem-Te nossos corações, agora e para sempre. Sê, ó Jesus, nossa alegria, Tu que serás nosso prêmio; sê Tu nossa glória, sempre e por todos os séculos" (Breviário Romano).

Publicada por Obra dos Santos Anjos à(s) 16:03