ADORACÃO DA SANTA CRUZ

ADORACÃO DA SANTA CRUZ
Agradeço-Te, ó Maria, porque também Tu carregaste a Cruz. Obrigado, porque me convidou a ficar ao lado da Cruz e a Ela me consagrar:

ADORACÃO DA SANTA CRUZ
Oração Inicial
Geralmente efetuada por algum membro do grupo ou da casa onde está sendo feita a Adoração:
O homem foi criado para adorar a Deus... Mas somente um coração humilde e orante é capaz de entender os mistérios do Altíssimo... Sejamos adoradores fiéis do Santíssimo e da Santa Cruz, através da qual, vertendo o seu sangue remiu o mundo e nos permitiu o céu, segundo a nossa fidelidade e amor.”
Grupo de Oração Milícia de São Miguel CÂNTICO
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
- Que este lar seja abençoado, pois ao receber os filhos de Deus em seu Santo Nome, é a ele mesmo que acolhe.
V - Nós Te adoramos, ó Cristo, e Te bendizemos!
R - Porque pela Santa Cruz remistes o mundo.
- Jesus, prostro-me diante da tua Cruz, sobre a qual morreste por meu amor. Pela Cruz nos mereceste a salvação eterna e abriste o caminho da reconciliação e da paz na Terra.
Agradeço-Te ó Jesus, pela Tua Cruz e por tê-la carregado com amor!
- Jesus, confesso logo que não consigo entender por que Tu deverias sofrer. Por isso, e com maior razão ainda, é que eu agradeço a Tua cruz. Obrigado por ter eu sido marcado com o sinal da Cruz, desde o começo da minha vida. Foi no batismo que este sinal de salvação ficou marcado para sempre na minha alma e no meu coração. Apesar de não entender a Tua Cruz, Ela não é para mim sinal de loucura ou de escândalo, mas sinal de Teu amor e caminho de salvação. Senhor, Tua mãe fiel e corajosa, permanecia ao lado da Tua Cruz. Ouvia e guardava em Seu coração as palavras que pronunciaste no momento da Tua paixão e morte.
Agradeço-Te, ó Maria, porque também Tu carregaste a Cruz. Obrigado, porque me convidou a ficar ao lado da Cruz e a Ela me consagrar: "Queridos filhos, hoje em dia a cruz deve ser o centro de sua vida. Façam orações diante da Cruz, de modo especial, pois dela emanam grandes graças. Consagrem-se à Cruz em seus lares. Não ofendam a Jesus, nem à sua Cruz. Não blasfemem."
No começo desta adoração, ó Maria, acolhendo o Teu convite, consagro-me à Cruz. Permanece comigo, agora e que esta consagração seja total!
Ó cruz, consagro-me a Ti. Renuncio a todo pecado que fiz contra Ti e a todo pecado que o mundo está cometendo agora. Renego toda ofensa que fiz a Ti como a que os outros também Te fizeram. Envergonho-me, ó meu Jesus, de Ter pecado, de Ter ofendido a Ti e ao Sinal de minha salvação. De hoje em diante, entretanto, só pertencerei à Tua Cruz. Que Ela seja para mim o único sinal de esperança e salvação.! Vamos permanecer, um pouco, em silêncio diante da Cruz.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória,
CÂNTICO
A Tua Cruz, Jesus, não é um sinal mudo, mas um grito que chama ao perdão, a unidade dos homens para com Deus Pai, o grito que chama à justiça e ao amor universal. Tu não ficaste mudo sobre a Cruz. A dor não Te emudeceu nem se serviu de Ti como instrumento de vingança. Pelo contrário, Tua boca abriu-se exatamente para invocar perdão e amor, num momento tão difícil.
Por isso, eu Te agradeço, pois que perdoaste, no momento em que tinhas todos os motivos para condenar. Obrigado, porque invocaste a Teu Pai perdão e misericórdia.
Pai, agradeço-Te por teres acolhido as súplicas de Teu Filho no momento em que Tua bondade foi colocada à prova, devido aos sofrimentos de Jesus. Quanto Te agradeço ó Pai o Ter Jesus pronunciado:
"PAI PERDOA-LHES, PORQUE ELES NÃO SABEM O QUE FAZEM!".
Ninguém Jesus, menos ainda aqueles que preparavam a Tua morte, esperavam estas palavras. Embriagados pelo ódio, envoltos pelas trevas, eles descarregaram sobre Ti toda a sua cólera e Te pregaram na Cruz. Zombaram de Ti. Enquanto isso, Tu rezavas por eles, para que não fosse levado em conta mais este pecado.
Faze, Senhor, que as Tuas palavras tenham um profundo eco em meu coração.
No nosso íntimo, vamos sentir bem fundo estas palavras, antes de repeti-las:
"PAI, PERDOA-LHES, PORQUE ELES NÃO SABEM O QUE FAZEM”.
Sinto Jesus, que em mim se despertam desejos de vingança. Ó crueldade humana! Tu só fizeste o bem e eles Te retribuem desta maneira! Vejo, com muita dor, que isso é possível.
Dá-me o dom das lágrimas, para chorar diante da Tua Cruz, que simboliza nossa maldade e nossa inclinação para o mal; que constitui também o sinal de Teu amor para conosco.
Ó Maria, Tu foste testemunha desses acontecimentos e ouviste as palavras de perdão de Teu filho. Agradeço-Te, por teres aparecido mostrando a Cruz, enquanto pronunciavas as palavras:
PAZ, PAZ, PAZ! Quero que essas palavras encontrem eco no meu coração. Que elas promovam em mim o desejo de fazer penitência e de procurar a reconciliação!
Permaneça, por algum tempo, em profundo recolhimento e peça perdão pelos seus pecados, especialmente pelo ódio e intolerância que, porventura, encontrem em seu coração.
Ó Jesus, por intercessão de Maria, peço-Te, nesta noite, a graça do perdão. Perdoa-me pelos pecados que cometo consciente e inconscientemente. Cura-me de minhas maldades, a fim de que o perdão e a paz penetrem bem fundo no meu ser. (Pai Nosso, Ave-Maria e Glória).
CÂNTICO
Só na tua Cruz é que eu pressinto o Teu infinito amor. Tudo nos destes, a nós, homens, teus irmãos. Amaste-nos até a humilhação da morte. Penetraste nos mais profundos mistérios do sofrimento humano. Teu sofrimento foi desmedido. Ainda que abraçando a cruz com muito amor, a dor não Te foi poupada. Não posso dizer que Te foi fácil perdoar, porque eras o filho de Deus. Não, não Te foi fácil, porque, para Tua dor, não houve consolo, ninguém Te confortou. E este é o mais trágico aspecto do sofrimento! Abandonado e só, Tu te sentiste impotente; daí a razão por que de teus lábios partiu este clamor: "Meu Deus, meu Deus, porque Me abandonaste?".
Ó    Jesus, permite que estas palavras penetrem bem fundo no meu coração! Que elas fiquem gravadas no âmago do meu consciente e inconsciente! Que despertem, assim, e provoquem em mim a doação total ao Pai, porque, também por nós, Tu bebeste o cálice da amargura e da solidão!
       Repitam, conscientemente, as palavras de Jesus: “Meus Deus, meu Deus, porque Me abandonaste?” Peço-te perdão, Jesus, por não ser incondicional o meu amor. Perdoa-me, por Ter eu procurado somente o meu consolo e perguntado ao Pai: - Onde estás, Senhor? Porque não me ajudas e não me ouves ? Perdoa-me por esta minha desconfiança, pois é muito superficial e sem convicção minha prece, quando digo: "Seja feita a tua vontade..."
       Rezo, agora, Jesus, por todos aqueles que choram, lamentando seus sofrimentos, mas que não duvidam do amor do Pai e, por isso, abandonam-se à Sua vontade e bebem o cálice da amargura para salvação do mundo. Faze com que, pelo seu sofrimento, cresçam o amor e a confiança!
       Rezo, também, ó Jesus, por aqueles que, devido à dor, perderam sua confiança no Pai e, por este motivo, não rezam mais, não se conformam com a vontade Dele, vivendo angustiados e afastados de Deus e dos homens. Ó Jesus, Tu experimentaste o sofrimento, por isso, Te peço: não os condenes mas oferece ao Pai seus lamentos e sua dor, perdoando-lhes e restituindo a paz às suas almas.
Ó Maria, Mãe da consolação imediata, não pudeste consolar Teu Filho, naqueles momentos de grande sofrimento.
Não tinhas como fazê-lo e, sem nenhum desespero, como ocorreu em Nazaré, repetiste estas palavras: "Eis, aqui, a escrava do Senhor, faça-se em mim, segundo a Tua palavra"...
Ó Maria, nas circunstâncias em que não soubermos ou não pudermos acolher a vontade de Deus, e nos momentos em que nos sentirmos abandonados e incompreendidos, fica ao nosso lado, diante da Cruz, e dize em nosso lugar: "Pai, eis-me aqui! Eu Te pertenço, sou Teu!”...
Façamos profundo recolhimento e rezemos.
Pai Nosso. Ave-Maria... Glória...
CÂNTICO
Pai, diante da Cruz de teu filho Jesus, agradeço-te pelas palavras que Ele proferiu. Sei que Tu as ouviste.
Ó Maria, obrigado porque acolheste, totalmente, a nova missão que Jesus Te confiou, quando disse: "Mulher, eis aí o teu Filho!" Agradeço-Te, porque foi através do sofrimento, que Teu coração amadureceu no amor, tão intensamente, que Teu Filho Te confiou todos os homens, pelos quais deu vida na Cruz. Foi, por isso, Ó Mãe corajosa, obrigado porque não Te acovardaste diante da Cruz e da dor. Obrigado por teres merecido confiança tão grande.
 Procurem meditar as palavras : “Mulher eis aí o teu filho!”
Meu Jesus, quanto alívio sentiste ao ver tua Mãe carregando a própria cruz, acompanhando-te, na "Via Crucis"!
Rogo-Te, agora, por todos os que se sentem sozinhos, por todos os que se fecham em si mesmo e por aqueles que se acham abandonados.
Jesus, rezo, especialmente, pelas crianças abandonadas e por seus pais. Como só pensam em si, esquecem-se daqueles que trouxeram ao mundo diante da Cruz, e peço também pelas crianças assassinadas pelas mães, antes de nascerem...
Ó Maria, sê a Mãe de todos nós. Sei que és fiel e não nos abandonarás, sei que és corajosa, que sempre encontrarás palavras de conforto, nos sofrimentos, palavras de alegria, na tristeza e palavras luminosas, nos momentos de trevas. Sei que, mesmo não pronunciando palavras, ainda assim, serás Mãe, porque levaste a sério as palavras de teu Filho. Por isso, eu Te agradeço esta mensagem: "Eu, sua Mãe, amo-os e desejo estimulá-los à prática da oração. Sou incansável e procuro atraí-los, ainda quando se achem afastados do meu coração. Sofro por aqueles que se vão condenando, mas, por que sou sua Mãe, perdoo facilmente e alegro-me com o filho que a Mim regressa”.
Pai Nosso, Ave-Maria e Glória
CÂNTICO
Jesus, Tu não perdeste a serenidade durante os sofrimentos. Teu olhar não foi ofuscado pelo ódio, porque o Teu amor e a consciência de tua missão fizeram-Te divinamente forte. Não foste envolvido pelas trevas, porque a luz divina, da qual resplandecia Tua vida, era mais forte do que toda escuridão. Agradeço-Te, Senhor, agora, mais ainda, visto que Te preocupaste com o discípulo e, através dele, todos nós, quando disseste: "Mulher, eis aí o teu Filho"...
Como são belas e comoventes as palavras, que dirigiste ao discípulo amado, pedindo-lhe que tomasse conta de tua Mãe, que se tornava, naquele momento, Mãe dele, também.
Quão forte foi a impressão que tuas palavras produziram no coração de teu discípulo, agora transformado em teu irmão. Que poderia Ter dito ele, naquele momento de alegria, de muita responsabilidade e profundo reconhecimento, depois de lhe teres dito: "Filho, eis aí tua Mãe", senão isto: "Sim Tu és minha Mãe." Por isso, a partir daquele momento, o discípulo conduziu-a à sua casa.
Jesus meu, mal consigo perceber o estreito laço de amor e de união que se criou e se fortificou, naquele momento, entre Ti, tua Mãe e teu discípulo.
Agradeço-Te, porque cumprias com plena consciência o plano de Teu Pai. Naquele instante, com a Cruz e diante dela, estava realizando-se, então, o começo de uma nova humanidade.
Maria, obrigado, por teres acolhido o novo filho, que nos representava a todos nós. Agradeço-te, João, porque, a partir daquele momento, em nosso nome, acolheste Maria como tua Mãe. Eu, também, Ó Maria, recebo-te como minha Mãe!
Silêncio, para recebermos Maria como nossa mãe.
CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA
Ó minha Senhora e também minha mãe. Eu me ofereço, inteiramente todo a vós. E em prova de minha devoção, eu hoje vos dou meu coração. Consagro a vós meus olhos, meus ouvidos, minha boca. Tudo o que sou, desejo que a vós pertença. Incomparável mãe, guardai-me, defendei-me, Como filho (a) e propriedade vossa, Amém. Como filho (a) e propriedade vossa, Amém.
Sei que a união, nascida do sofrimento, é mais forte que qualquer união física ou familiar. Por esta razão, ó Jesus, peço-Te, agora, pelas famílias, em que a unidade entre pais e filhos se desfez e se extinguiu.
Reze, em silêncio, por uma família conhecida sua, que se encontra em dificuldade.
Rogo-Te, igualmente, por todas as famílias religiosas, por todos os movimentos eclesiais e pela Igreja toda. Faze que, pela força da união, nascida do sofrimento, renasçam e se renovem as nossas comunidades religiosas.
Pai Nosso, Ave-Maria e Glória.
CÂNTICO
Jesus, mártir divino, na Cruz concluíste tua missão redentora. Eliminaste, em meio a atrozes sofrimentos, o furor do mal e do pecado. Todo o ódio do inferno e das trevas deste mundo caiu sobre Ti, entretanto, mantiveste divinamente a tua dignidade e pudeste proferir estas palavras: “Tudo está consumado. Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito." Depois deste forte clamor, as portas do céu abriram-se novamente para todos que desejassem entrar, inclusive para um dos malfeitores, que estavam pregados na cruz.
Mostrando-nos que até no último momento de nossas vidas, através do reconhecimento e do arrependimento sincero, podemos voltar-nos para Deus, não importando o quanto tenhamos sido indignos.
Obrigado, meu divino Amigo, por teres abraçado tão intensa dor e angústia mortal! Que Teu clamor, na hora da morte, desperte em mim o desejo de afastar-me do mal e do pecado, da iniquidade e do ódio, da escuridão e do inferno, a fim de que possa eu, desta maneira, abrir-me à luz. Ó Maria, alcança-me esta graça! Quero permanecer Contigo um pouco em silêncio...
Jesus, rezo com Maria para a hora de minha morte. Pronuncio, conscientemente, agora, estas palavras:
Pai, em Tuas mãos entrego o meu espírito! Neste momento, ó Pai, entrego-Te o sofrimento e o medo, que me poderão envolver, no instante em que se der meu encontro Contigo. Purifica-me, para que eu possa deparar-me Contigo. E neste dia, meu Jesus, recebe–me no Teu reino, como recebeste o bom ladrão arrependido.
E enquanto aqui permaneço, ensina-me Senhor a cuidar do que é Teu, a confiar como criança, ensina-me a simplicidade da pomba e a astúcia somente quando for necessária, ensina-nos a olhar o mundo com os vossos olhos plenos de amor, e por favor Senhor, abrande nossas tribulações se bom e justo diante de Vós. Amém.
Reze, em silêncio, por você mesmo e por alguém que necessite. (Pequena Pausa)
Jesus, peço-Te por todos aqueles que, neste momento, se acham em grande aflição diante da morte. Temem separar-se deste mundo e encontrar-se Contigo.
Mostra-lhes o Teu amor, abrevia-lhes o sofrimento que os abate na Terra, e transforma em sentimentos de esperança. Tem piedade dos moribundos, já que exalaste o último suspiro com absoluta confiança e total abandono nas mãos do Pai.
Ó Maria, fica ao lado dos que morrem, como estiveste junto de Teu Filho, na hora da morte. Com Tua suave e maternal presença, abranda o sofrimento, provocado pela solidão.
Peço-Te, também, Jesus, por aqueles que, na hora da separação dos entes queridos, sentem- se angustiados, sofridos, desiludidos. Abre-lhes as fontes da graça, da fé e da esperança. Rogo-Te, especialmente, pelas mães, que, nestes transes, veem seus filhos morrerem nos braços. Consola-as, junto com Tua Mãe!
Pai Nosso, Ave-Maria e Glória
CÂNTICO
Jesus, cobriram-Te de chagas, flagelaram o Teu corpo, mas nem as trevas nem o pecado puderam achegar-se ao Teu espírito e à Tua alma.
Encontro-me, agora, diante da tua Cruz, ferido no coração e na alma. Peço-Te que cures! Em tua Cruz me perdoaste, ao dizeres "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem".
Para mim estas palavras são uma oferenda. Mas não constituem a graça recebida, pois que, enquanto um dos ladrões entrava no céu, o outro amaldiçoava a oferta do perdão. Quero, portanto, pedir não somente o perdão, mas a cura das minhas iniquidades: "Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim!".
Meu coração está inquieto. Ocupa-se de muitas coisas e não tem tempo para estar Contigo. Está inquieto, porque ainda não entendeu o Teu amor. Modifica, Jesus, o meu coração, para que não se perca em vãs divagações. Que ele encontre o seu repouso em Ti, Senhor, que, com o perdão, me abriste uma nascente inesgotável de paz... “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim e liberta-me de todas as preocupações!”.
Sei quem és Tu, Senhor! Tu podes tudo! Apesar disso, Tu Te humilhaste para ficar mais perto de mim. Eu, porém, não percebo Tua presença. E, porque sou indiferente, ofendo-te muito facilmente. Cura-me, Senhor, destas minhas tristes disposições. Jesus, filho de Davi, apieda-Te de mim e dá-me a cura.
Estou insatisfeito, sinto-me vingativo, estou mal humorado e cheio de rancor; dificilmente me esqueço das ofensas. Com desejos de vingança, complico, ainda mais, a minha vida. Com tua mansidão, Senhor, liberta-me dessas amarguras. "Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!"
Jesus, quando estavas pregado na Cruz, rezavas. Rezaste também por mim. Eu, ao contrário, quando estou em dificuldade, facilmente esqueço-me de rezar; pior, inquieto-me, reclamo e me desespero porque não encontro forças para retirar-me em oração. Perdoa-me! Purifica minha oração! Ensina-me a rezar. “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!"
Não estou sozinho nas desventuras desta vida. Vejo, à minha volta, tanta gente infeliz, mergulhada em lutas e conflitos. Atribuem a culpa a Ti, Senhor. Não querem entender que o único culpado, a causa de sua infelicidade, é o pecado. Mas não se convertem. As pessoas são infelizes; infelizes, as famílias, as comunidades religiosas, o mundo.
Ó Jesus, cura-nos a todos! Cura os pais, as almas e os corações dos jovens. Cura tudo o que o pecado fez adoecer. "Jesus, Filho de Davi, tem piedade de nós!"
Senhor, livra-me de toda a espécie de surdez. Peço-Te, em especial, que me livres da surdez, quando me diriges a Palavra, por meio de tua Mãe! Liberta do ensurdecimento, também, a minha comunidade paroquial. Faze que demos ouvidos uns aos outros e que todos juntos Te ouçamos, ó Senhor! "Jesus, Filho de Davi, tem piedade de nós!"
Deus Pai de bondade, que escolheste para Príncipe de Vossa Igreja o Gloriosíssimo Arcanjo São Miguel, e que por piedade de nós, concedeste que pudéssemos devotadamente cumprir os caminhos de tão admirável guia, rezemos:
ORAÇÃO DE SÃO MIGUEL ARCANJO
São Miguel Arcanjo protegei-nos no combate. Cobri-nos com o vosso escudo contra os embustes e ciladas do demônio. Subjugue-o Deus, instantaneamente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pelo divino poder precipitai no inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder almas. Amém.
Sacratíssimo Coração de Jesus. Tende piedade de nós. (3x)
ORAÇÃO PARA SE REZAR NA SEXTA-FEIRA A NOSSA SENHORA AO PÉ DA CRUZ
1 – Mãe Santíssima pela necessidade que tiveste perto do arvoredo da bela Cruz que com grande dor e sentimento em vosso coração disseste: Filho Meu! Quem vos descerá da Cruz? Assim como vós fostes socorrida pelo Pai Eterno que enviou José de Arimatéia, socorrei-me no que Vos peço. (faça seu pedido).
2 – Mãe Santíssima pela necessidade que tiveste perto do arvoredo da bela Cruz que com grande dor e sentimento em vosso coração disseste: Filho Meu! Onde Vos amortalharei Eu? Assim como vós fostes socorrida pelo Pai Eterno, socorrei-me no que Vos peço. (Faça seu pedido) e diz: Jesus, por sua Mãe dai-me o que Vos peço.
3 – Mãe Santíssima, pela necessidade que tiveste perto do arvoredo da bela Cruz que com grande dor e sentimento em vosso coração disseste: Filho Meu! Onde Vos sepultarei Eu? Se o meu coração fosse brando e limpo, eu o ofereceria para sepulcro de Vosso Filho, mas ele é tão indigno, que não me atrevo a oferecê-lo, mas assim como vós fostes socorrida pelo Pai Eterno, socorrei-me no que Vos peço. (Faça seu pedido).

(Esta oração deve ser feita depois do arrependimento do coração, e com pedido de Graça espiritual para que a VONTADE DE DEUS SEJA FEITA, e se bom e justo diante Dele seja o pedido então atendido, esta oração pode ser feita espontaneamente do que brotar no coração, e lembrando-se que todo aquele que pede com confiança RECEBE.)


Deixe seu Comentário: