NOVENA de SÃO MIGUEL ARCANJO

NOVENA de SÃO MIGUEL ARCANJO
NOVENA de SÃO MIGUEL ARCANJO (DO DIA 21 A 29 DE SETEMBRO)
Antífona: Foi feito silêncio no Céu enquanto o Dragão cometia a batalha: e Miguel pelejando com ele, alcançou a vitória, Aleluia.
Esteve o Anjo junto ao altar do templo, tendo na sua mão um turíbulo de ouro.
OREMOS
Ó Deus, que distribuis com admirável ordem os ministérios dos Anjos e dos homens: concedei propício, que a nossa vida seja fortalecida na terra por aqueles que vos assistem e servem sempre no Céu.
Antífona: - Príncipe gloriosíssimo, Miguel Arcanjo, lembrai-vos de nós rogando sempre a nosso favor aqui e em toda a parte, ao Filho de Deus.
V - Deus, vinde em nosso auxílio.
R - Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.
V - Glória ao Pai ao filho e ao Espírito Santo.
R - Como era no princípio agora e para sempre. Amém.
Ó Glorioso S. Miguel, excelso Príncipe das celestiais milícias, Vós a quem foi reservada a glória de ser o primeiro a pugnar pela honra do Senhor, e que, empunhando o divinal estandarte forte com o poder divino exclamando: "Quem é como Deus!", rápido como o relâmpago, debelastes os anjos rebeldes e os precipitastes nos abismos, alcançai-nos uma centelha desse vosso zelo ardente, da vossa inabalável fidelidade, para que também nós saibamos, ajudados por vós e forte com o Nome de Deus, combater os seus e nossos inimigos e deles alcançar gloriosa vitória. (Pai Nosso, Ave Maria e Glória).
Ó Glorioso Arcanjo S. Miguel, vós a quem o Senhor entregou a guarda da sua Igreja, e que constantemente velais sobre ela, dignai-vos ouvir as nossas preces em seu favor. Vede, ó Arcanjo excelso, que o Dragão que outrora já vencestes, embora saiba que jamais poderá vencê-la, procura a todo custo combatê-la e persegui-la, ora espalhando o espírito de soberba entre os seus filhos, ora tentando com falsas doutrinas iludir os fracos e incautos, ora dirigindo todo o furor dos ímpios contra o seu chefe visível na terra; ah!, socorrei-a, reuni num só aprisco suas desgarradas ovelhas; tornai-as obedientes à voz do pastor e, precipitando novamente o Dragão aos infernais abismos, alcançai que a Santa Igreja, gloriosa, triunfante, se exalte cada vez mais, e que aumente sempre o número de cristãos ricos em amor de Deus e santidade. Pai Nosso, Ave Maria e Glória.
Ó    Glorioso São Miguel, nosso Protetor amado, não rejeiteis nossas preces, e dignai-vos de aceitar benignamente os louvores que vos tributam os nossos afetos. Vós que possuis a ventura de gozar do Senhor, sem que jamais vos conturbe o temor de perdê-lo, compadecei-vos de nós que, ainda no desterro e rodeados de mil perigos, tanto carecemos de auxílios; ajudai-nos nos combates desta vida e principalmente no momento terrível em que teremos de comparecer ante o Juiz Supremo! Ah! Valha-nos então do vosso patrocínio, ó Príncipe celeste, para que, livres das chamas do Purgatório, possamos convosco gozar para sempre a inefável ventura de ver a Deus e possuí-lo eternamente no céu. Amém. Pai Nosso, Ave Maria e Glória.
ORAÇÃO: Ó maior, ó mais humilde dos espíritos bem-aventurados, Arcanjo São Miguel, cuja divisa faz fugir o demônio e seus satélites, orai por nós! Obtende-nos o amor de Deus, o desprezo de nós mesmos e o horror do pecado! Praticando estas virtudes, termos a doce confiança de entrar na Pátria Celeste. No momento da terrível passagem, estai junto de nós Santo Arcanjo que apresentais as almas a Deus. Que vossa espada afaste definitivamente o inimigo de nossa salvação, e gozaremos convosco a possessão eterna da infinita Beleza. Amém.
BENÇÃO DA CASA
Visitai Senhor, nós vos pedimos, esta casa, e afastai para longe dela toda a influência do espírito maligno. Que os vossos Santos Anjos aqui habitem para nos guardarem sempre em vossa paz. E que vossa benção esteja sempre conosco. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
ORAÇÃO PARA ANTES DA MISSA
Vinde Espírito Santo, enchei os corações de Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor, enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da Terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações de Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo este mesmo Espírito e gozemos sempre de sua Consolação, por Cristo, Senhor Nosso. Amém.
- Espírito Santo de Deus, enchei minha alma de Tua luz e que sejas Tu a encher-me de fervor nesta oração suprema.
- São Miguel Arcanjo defendei-nos nos combates, sede nosso refúgio contra as ciladas e as tentações do derrotado. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e Vós, Príncipe da Milícia Celeste, precipitai no inferno Satanás e todos os espíritos rebeldes que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.
ORAÇÃO PARA ANTES DA COMUNHÃO
São Miguel, vos agradeço pela santa companhia e de meu anjo da guarda, pelos anjos que me acompanham à mesa da comunhão e por tanta bondade. Mãezinha muito amada, ensina-me a receber Jesus. Vem Jesus, vem ficar comigo e em mim, hoje e para sempre.
ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO
Ficai comigo, Senhor, porque Vossa presença me é necessária para não Vos esquecer. Bem sabeis quão facilmente Vos abandono, porque sou fraco e preciso da Vossa fortaleza para não cair tantas vezes.
Ficai comigo Senhor porque sois minha vida; sem Vós me esmorece o fervor e me acho em trevas.
Ficai, Senhor, comigo, para me mostrardes a Vossa vontade, para eu ouvir a Vossa voz e seguir-Vos.
Ficai, Senhor, comigo, porque desejo amar-Vos muito e estar sempre em Vossa companhia.
Ficai comigo, Senhor, se quereis que eu Vos seja fiel. Ficai comigo, Jesus, porque minha alma, conquanto seja paupérrima, todavia quer ser para Vós uma habitação de consolação, um ninho de amor.
Ficai, Jesus, comigo, porque sem Ti o pecado me assola e eu O ofendo sem desejar, sem Ti não tenho coragem de viver a minha fé. E é preciso redobrar minhas forças para não desfalecer no caminho e para tal preciso de Vós.
Ficai comigo Senhor, porque inquietam-me as trevas, as tentações, a aridez, as cruzes, as penas, e oh!, Como preciso de Vós, meu Jesus, o tempo inteiro, por causa da vida e dos perigos.
Fazei que eu Vos conheça como Vos conheceu São Francisco e todos os outros que são Teus e não tiveram a graça de conviver contigo quando estivestes na Terra. Que a união eucarística seja luz que dissipa as trevas, a força que me sustenta e a única felicidade verdadeira do meu coração.
Ficai, Senhor, comigo, porque ao chegar a morte quero estar unido a Vós, senão pela santa comunhão, ao menos pela graça e pelo amor.
Ficai, Jesus, comigo; não Vos peço Vosso divino consolo, pois não o mereço, mas o Dom da Vossa Santíssima presença, oh sim, Vo-lo peço!
Ficai, Senhor, comigo! Busco somente a Vós, o Vosso amor, a Vossa graça, a Vossa vontade, o Vosso Espírito, porque Vos amo e não peço recompensa alguma senão o aumento de amor. Aumento da fé profunda neste amor. Amar-Vos-ei com perfeição hoje e por toda a eternidade. Fazei de mim, oh Cristo amado, Teu instrumento, porque assim desejo ser. Assim seja.
ORAÇÃO FINAL
Que esta paz esteja em meu lar e nas pessoas que eu encontrar. E a bênção do Senhor me acompanhe sempre. Amém
PROMESSA AO ANJO DA GUARDA
SANTO, SANTO, SANTO, SENHOR DEUS DO UNIVER-SO. O CÉU E A TERRA PROCLAMAM A VOSSA GLÓRIA
Ajoelhados perante a vossa Majestade, Vos agradecemos, ó Deus, de terdes colocado a nosso lado um Companheiro celeste, que nos conduz segundo a vossa Vontade, nos guia para Honra vossa, e nos manifesta o vosso Amor. Prometemos aqui, na vossa Presença, amar este nosso Companheiro, como a um Irmão, e obedecer-lhe quando ele falar à nossa consciência. Ele há de conduzir-nos, com segurança, à Pátria celestial.
Senhor Jesus Cristo, Salvador nosso, tomai a minha mão, e colocai-a na mão do meu Anjo, traçando sobre elas o sinal da Redenção, como bênção para nossa Salvação. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
ORAÇÃO de Santo Afonso de Ligório ao Glorioso Santo Antônio de Pádua (Para obter virtudes santas).
Deus vos salve, meu glorioso Santo Antônio, sacrário do Divino Espírito Santo, alcançai-me dele os dons e auxílios de sua graça. Deus vos salve, meu glorioso Santo Antônio, amantíssimo filho de Maria, fazei-me também digno filho de tão soberana Mãe.
Deus vos salve, meu glorioso Santo Antônio, reclinatório de Deus Menino, consegui-me a inocência daquela idade.
Meu glorioso e amabilíssimo Santo Antônio, eu vos ofereço esta oração em honra e veneração de vossas heroicas virtudes e santidade admirável; e vos peço humildemente me alcanceis de Deus e Senhor Nosso, e de Sua Mãe Maria Santíssima com quem valeis tanto, uma resolução firmíssima de seguir os vossos exemplos e imitar as vossas ações, para que, dirigindo os passos de minha vida pelos da vossa santíssima, caminhe seguro neste vale de lágrimas á eterna felicidade.
Também vos rogo me consigais do mesmo Senhor, o remédio de todas as minhas necessidades, assim espirituais, como corporais. Por vosso meio espero alcançar estes benefícios do Altíssimo, e fico mui seguro (a) de que não faltareis com a vossa proteção a quem, como eu, confia tanto no vosso amparo. Com ele vos peço, me valhais também na hora de minha morte, para que, saído com vitória dos combates infernais, e livre o meu espírito das prisões desta mortal vida, vá lograr para sempre a perfeita liberdade dos filhos de Deus, gozando da sua vista em vossa companhia. Amém!
ORAÇÃO POR UMA MORTE SANTA
Ó Deus, que condenando-nos à morte, nos ocultastes a hora e o momento dela, fazei que vivendo eu em justiça e santidade todos os dias da vida, possa merecer a graça de sair deste mundo em vosso santo amor, pelos merecimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, que convosco vive e reina em unidade do Espírito Santo. (indulgência plenária uma vez cada mês a escolher, recitando-a cada dia, na condição de se Ter confessado e comungado e rezar por intenção do Santo Padre).
ORAÇÃO PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO.
Senhor Todo Poderoso, que pelo amor que tendes aos homens, vos dignastes revestir carne humana, viver nas privações, sofrer uma dolorosíssima paixão e enfim morrer na cruz, Ah!, por tantos merecimentos que nos alcançastes com o vosso preciosíssimo sangue, peço-vos voltais um olhar piedoso aos tormentos que no Purgatório padecem aquelas santas almas; elas saíram deste vale de pranto na vossa graça e sofrem agora os ardores daquelas chamas para pagar as dívidas que ainda têm para com a vossa divina justiça.
Aceitai, pois, ó piedosíssimo Senhor, as orações que por elas humildemente vos ofereço; tirai-as daquele tenebroso cárcere e chamai-as à gloria do Paraíso. Recomendo-vos de modo particular as almas dos meus parentes, dos meus benfeitores espirituais e temporais e especialmente as almas a quem eu tenha podido ser ocasião de pecado com o meu mau exemplo.
Virgem Maria Santíssima, mãe piedosa, consoladora dos atribulados, intercedei vós por aquelas almas, afim de que pela vossa poderosíssima intercessão voltem a fruir o Paraíso para elas preparado, Ato heroico de caridade em sufrágio das almas do purgatório. Meu Deus, em união com os merecimentos de Jesus Cristo e de Maria, ofereço-vos em favor das almas do Purgatório todas as minhas obras satisfatórias e as dos outros a mim aplicadas durante a vida, na ocasião da morte e depois de minha morte.
Pio IX, com os Decretos de 10 de Setembro de 1.852 e de 20 de novembro de 1854, concedeu aos que fazem este Ato:
1- Aos sacerdotes o altar privilegiado quotidiano.
2- A todos os fiéis a indulgência plenária para os defuntos, cada vez que comungam e em cada Segunda-feira participando do Santo Sacrifício da Missa pelos mesmos, devendo visitar em ambos os casos alguma igreja e rezar pelas intenções do Santo Pontífice.
3- Quem não pudesse participar da Santa Missa na Segunda-feira, poderá aplicar ao mesmo fim a Missa do Domingo ou outra de preceito.
4- Se alguém não puder comungar, poderá ser ela comutada em outra obra de piedade pelos confessores, autorizado pelo Ordinário.
5- Para todas as indulgências já concedidas ou que hão de ser concedidas no futuro, são aplicáveis aos defuntos.
RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS DO BATISMO.
Reza-se o Credo e em seguida: Creio firmemente em todas as verdades contidas neste Símbolo dos Apóstolos. Creio em geral tudo o que Deus revelou e nos ensina pela sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.
Creio em particular que Nosso Senhor Jesus Cristo está presente no Santíssimo Sacramento do Altar, tão real e perfeitamente como está no Céu.
Renuncio a satanás, às suas pompas e às suas obras. Prometo guardar os mandamentos de Deus e os preceitos de sua Santa Igreja. Prometo viver e morrer na santa fé católica. Amém.
ATO DE FÉ
Eu creio firmemente que há um só Deus em três pessoas realmente distintas, Pai, Filho e Espírito Santo; que dá o Céu aos bons e o inferno aos maus para sempre. Creio que o Filho de Deus se fez homem, padeceu e morreu na cruz para salvar-nos e que ao terceiro dia ressuscitou. Creio tudo o que mais que crê e ensina a Santa Igreja Católica Apostólica Romana, porque Deus, verdade infalível lhe revelou. E nesta crença quero viver e morrer.
ATO DE ESPERANÇA
Eu espero meu Deus, com firmeza e confiança, que, pelos merecimentos de meu Senhor Jesus Cristo, me dareis a salvação eterna e as graças necessárias para consegui-la, porque Vós, sumamente bom e poderoso, o haveis prometido a quem observar os Vossos mandamentos, como eu proponho fazer com o vosso auxílio.
ATO DE CARIDADE
Eu Vos amo, meu Deus, de todo o meu coração e sobre todas as coisas, porque sois infinitamente bom e amável, e antes quero perder tudo que vos ofender. Por amor de Vós amo ao meu próximo como a mim mesmo.
ATO DE CONTRIÇÃO
Senhor meu Jesus Cristo, Deus e Homem verdadeiro, Criador e Redentor meu, por serdes Vós sumamente bom e digno de ser amado e porque vos amo e estimo sobre todas as coisas, pesa-me Senhor, de todo o meu coração, vos Ter ofendido, pesa-me também Ter perdido o céu e merecido o inferno e proponho firmemente, ajudado com os auxílios de vossa divina graça, emendar-me e nunca mais vos tornar a ofender, e espero alcançar o perdão das minhas culpas, pela vossa infinita misericórdia. Amém
ORAÇÃO PARA ANTES DO TRABALHO
Abençoai, Pai celeste, o trabalho que estou para iniciar; que o vosso Espírito Santo me ilumine, inspire e oriente e a vossa graça me ajude a tudo realizar em espírito de amor e serviço, para honra e glória do vosso nome e pelo bem dos meus irmãos. Maria, mãe de Jesus e minha mãe, intercedei por mim. Santo Antônio, rogai por nós. Amém.
ORAÇÃO APÓS O TRABALHO
Graças vos dou, meu Deus, pelo vosso Espírito Santo e pela ajuda que me concedestes no trabalho que tive a alegria de fazer. Eu ofereço a vós e vos peço que todos os meus esforços visem sempre e cada vez mais à vossa glória e ao bem dos meus irmãos. Por Jesus, Maria e Santo Antônio. Amém.
ORAÇÃO DA CRUZ
Deus Vos salve Cruz Bendita. Santificado quem te morreu para nos salvar, cujos braços sempre abertos, simbolizam a infinita misericórdia do Redentor.
Minha Senhora da Conceição, Vós fosse aquela senhora, de manco seria manco. Se houver alguma sentença contra mim, ou contra aqueles a quem eu amo, Vos peço que seja transformada em bem, pela Sagrada Morte e Paixão do Senhor Jesus Cristo, Amém.
ORAÇÃO DA NOITE
Senhor, eu te dou graças porque estás presente em mim, nas pessoas que amo, na Igreja e no mundo inteiro. Agradeço-te por tudo o que me aconteceu neste dia e por todo o bem que se realizou no mundo.
Peço-te perdão porque não fui capaz de amar todas as pessoas como Tu amas, nem me coloquei a serviço dos outros, especialmente dos mais pobres, sem esperar nenhuma recompensa.
Perdoa, também, Senhor, todos aqueles que hoje só viveram para si mesmos e te desprezaram na pessoa dos doentes, dos velhos, das crianças indefesas, daqueles que não tem proteção alguma.
Faze, Senhor, que estes que sofrem tantas injustiças encontrem alguém que se interesse por eles, que os defenda e os ajude até que os homens aprendam a viver como irmãos.
Que o teu mandamento do amor seja vivido por todos e que acabem a exploração, as injustiças, as guerras e toda a ganância que divide e escraviza tanto as pessoas. Abençoa o meu repouso, Senhor, e que amanhã eu acorde para uma vida nova sendo um instrumento do teu amor. Amém.
ORAÇÃO PARA ALCANÇAR OS DONS DO ESPÍRITO SANTO
Vem, Espírito Santo, enche os corações de teus fiéis e acende neles o fogo de teu amor! Ó Espírito Santo, concede-me o dom do Temor Deus, para que eu sempre me lembre, com suma reverência e profundo respeito, da tua divina presença; trema com os mesmos anjos, diante de tua divina majestade, e nada receie tanto como desagradar a teus santos olhos.
Espírito Santo, concede-me o dom da Piedade, que me tornará delicioso o trato e o colóquio contigo na oração e me fará amar a Deus, com íntimo amor, como a meu Pai, a Maria Santíssima como a minha Mãe e a todos os homens como a meus irmãos em Jesus Cristo.
Espírito Santo, concede-me o dom da Ciência, para que eu conheça, cada vez mais, as minhas próprias misérias e fraquezas, a beleza da virtude e o valor inestimável da alma; e para que sempre veja claramente as ciladas do demônio, da carne e do mundo, a fim de poder evitá-las.
Espírito Santo, concede-me o dom da Fortaleza, para que eu despreze todo o respeito humano, fuja do pecado, pratique a virtude com santo fervor e afronte com paciência, e mesmo com alegria de espírito, os desprezos e prejuízos, perseguições (e a própria morte), antes de renegar, por palavras ou por obras, a meu amabilíssimo Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Espírito Santo, concede-me o dom do Conselho, tão necessário em tantos passos melindrosos da vida, para que sempre escolha o que mais te agrade, siga em tudo a tua divina graça e, com bons e carinhosos conselhos, socorra ao próximo.
Espírito Santo, concede-me o dom da Inteligência, para que eu, alumiado pela luz celeste de tua graça, bem entenda as sublimes verdades da salvação, a doutrina da santa religião.
Espírito Santo, concede-me o dom da Sabedoria, a fim de que eu, cada vez mais, goste das coisas divinas e, abrasado do fogo de teu amor, prefira com alegria as coisas do céu a tudo que é mundano, e mau, a para sempre a Jesus, sofrendo tudo neste mundo por seu amor.
Vem, Espírito criador, visita-me e enche meu coração, que tu criaste com a tua divina graça. Vem e repousa sobre mim, Espírito de Sabedoria e Inteligência, Espírito de Conselho e Fortaleza, Espírito de Ciência, de Piedade e de Temor de Deus. Vem, Espírito!
RAZÕES BÍBLICAS PARA SER DIZIMISTA
-      Porque o dízimo é santo. (Lv 27,30-32)
-      Porque quero ser participante das grandes bênçãos (Ml 3,11-12)
-      Porque amo a obra de Deus na face da Terra (Ml 3,10)
-      Porque quero ser abençoado (Ml 3,9)
-      Porque não ficarei devendo a Deus (Lv 27,13-31)
-      Porque Deus é o dono de tudo. (Sl24;Ag2,8)
-      Porque serei participante da casa de Deus (Dt 14,23)
-      Porque é mais aventurado dar do que receber (At 20,35)
-      Porque Deus ama quem dá com alegria (2Cor 9,7)
-      Porque tudo vem das mãos de Deus (1Cor 29,14)
-      Porque não quero ser avarento (1Tm 6,10)
-      Porque meu tesouro está nos céus (Mt 6,19-21)
-      Porque tudo o que peço, recebo (Mt 7, 7-9)
-      Porque receberei de Deus com redobrada medida (Lc 6,3)
-      Porque a minha descendência não mendigará o pão (Sl 37,25)
-      Porque Deus diz: “Fazei prova de mim”. (Ml 3,10)
-      Porque meu salário não será pago em bolsa furada (Ag 6)
-      Porque também é de minha responsabilidade o sustento da Igreja (Ml 3,10)
-      Porque quero ter a consciência tranquila (1Tm 1,19)
-      Porque suprirá toda necessidade (Fl 4,19)
Por isso “faça a experiência do dízimo e verá como derramo minhas bênçãos sobre você, muito além do necessário”, diz o Senhor ao Profeta Malaquias (3,10).
ORAÇÃO A SÃO LUIZ GONZAGA. (Para ser preservado do pecado)
Ó S. Luiz Gonzaga de angélicos costumes, eu, vosso indigníssimo devoto, vos recomendo singularmente a castidade da minha alma e do meu corpo. Rogo-vos por vossa angélica pureza, intercedais por mim ante Cordeiro Imaculado, Jesus Cristo, e a sua Santíssima Mãe, a Virgem Maria das virgens, e me preserveis de todo pecado mortal. Não permitais que eu seja manchado (a) com nódoa alguma de impureza, e quando me virdes na tentação ou perigo de pecar, afastai de meu coração todos os pensamentos e afectos imundos, e, despertando em mim a lembrança da eternidade e de Jesus Cristo Crucificado, imprima profundamente no meu coração o sentimento do santo temor de Deus e inflamai-me do amor divino, para que, vos imitando aqui na terra, mereça gozar de Deus convosco lá no Céu. Amém.
ORAÇOES PELOS SACERDOTES
ORAÇÃO DE FORTALECIMENTO PARA OS SACERDOTES
Meu Deus e Pai no Céu, aquela noite no jardim das Oliveiras, vosso filho disse a Pedro: “Você acha que Eu não posso apelar para Meu Pai, que prontamente enviará mais do que doze legiões de anjos para minha defesa?” (Mt 26,53) Pai, pedimos a Vós agora: enviai essas doze legiões de anjos 

Deixe seu Comentário: