São Miguel Arcanjo, o campeão de Deus

Quem é esse enorme arcanjo que a Igreja celebra no dia 29 de setembro? Uma boa maneira de perceber a escala é começar pensando na etimologia desse nome. Mickael em hebraico significa, de fato: "Quem é como Deus".

E esta é a questão que ressoa no Universo como o general-em-chefe dos exércitos angélicos reúne suas tropas e se baseia no inimigo da raça humana e da Criação. Traidor de seu povo, Lúcifer foi corrompido por sua ideia de perfeição. Ciumento dos favores que Deus havia concedido ao homem, esta criatura insignificante, ele decide se vingar, derrubando todo o universo em morte e entropia. Lúcifer é o elitismo frio levado ao seu clímax e cujo nazismo e toda escravidão e ideologias egoístas são reflexos.
Michael, pelo contrário, mantém sua grandeza de sua humildade, isto é, de sua confiança em Deus. Como todos da sua espécie, ele fica surpreso com os favores do Criador para o homenzinho, mas ele confia em Deus. Ele aceita não entender algumas das decisões de seu Pai e se deixa levar pelo fluxo de amor de Adão por Adão. Melhor ainda, o amor de Deus pelo homem é como uma torrente de fogo e Michel será retransmitido desta torrente. Por sua vez, ele se apaixona pelo homem e todos os seus irmãos com ele.

Luz para a humanidade

Iluminando o caminho da humanidade, ele se opõe às trevas que ameaçam engolir os homens: o ódio, a embriaguez da destruição, a mudança, o sofrimento, a injustiça, a escravidão, a opressão, o terror, as palavras são numerosas para designar o mal.
Como você sai desta frágil humanidade do buraco onde se lançou por falta de maturidade, segurança e discernimento? Deus tem um plano: guiar os homens em direção à sua própria realização, levar a humanidade ao florescimento da alma, que, como uma rosa divina, pode abrir-se e voltar-se para o sol. Agora, como Deus é amor e amor é o oposto de coerção e ditadura, Ele guia sem forçar, lidera sem restrição. Este é todo o Mistério, em sua infinita bondade, Deus desperta e desperta o desejo de salvação, em vez de impô-lo.

Protetor da humanidade

Este é o extraordinário plano de salvação: acender uma lanterna no escuro e propor aos homens que se dirigam a ele. No caminho, armadilhas não deixam de emergir, monstros atapetados à sombra estão prontos para derreter suas presas. É preciso um protetor para a Humanidade, um ser capaz de lidar com a espada da Luz para afastar bestas sedentas. Este protetor é o Arcanjo Miguel. Depois de rejeitar os anjos rebeldes no abismo, ele é encarregado de proteger o povo escolhido, Israel: "Eis que eu envio um anjo à sua frente para te manter no caminho e enviar-te para o lugar que preparei . Fique em guarda na presença dele e ouça a voz dele. Não resista a ele porque meu nome está nele. E meu anjo vai andar com você. "(Êxodo 23, 20-23).

Defensor de Israel

Essa proteção se manifesta na luta contra Judas Macchabe contra a opressão dos selêucidas que queria violentamente erradicar o Judaísmo a partir da superfície da Terra, levando a fez a primeira tentativa na história do genocídio e Malin trair a vontade de destruir o adoração do único Deus. Ninguém poderia não professam o judaísmo sob pena de morte: as mulheres que tinham circuncidado seus filhos, foram - de acordo com o Decreto - mata, seus bebês pendurados no pescoço, e suas famílias e aqueles que tinham realizado a circuncisão (1M 1 60-62).
Judas assume a liderança da revolta contra o opressor. Dramaticamente menor em número, os aldeões e pastores que ele reúne não são guerreiros e soldados. No entanto, inspirados pelo Arcanjo, eles triunfam sobre seus adversários várias vezes, como previsto pelo profeta Daniel: "Naquele tempo, Michael, o grande príncipe, vai subir, ele o protetor das crianças de Israel "(Dan 12: 1).
Israel liberado e mimado por Deus ao ponto de colocá-lo sob a proteção expressa dos mais valentes dos cavaleiros divinos. Mas é toda a Igreja que se torna Israel depois da vinda de Cristo. O papel protetor de São Miguel se estende a toda a cristandade enquanto a excede.
Como não ver no anti-semitismo, que infelizmente estamos longe de ser entregue, uma patente manifestação das forças opostas, uma expressão da luta entre a humanidade protegida por São Miguel e a Besta?
Luta, que naturalmente encontrou sua horrível manifestação no advento do regime nazista e no Holocausto. Regime do mal cuja derrota foi consagrada em 8 de maio de 1945 ... que foi então o dia de São Miguel!

Provedor de bondade e beleza

Defensor de Israel, defensor da Igreja, São Miguel é o defensor de toda a Humanidade, porque a Igreja não se limita à chamada instituição cristã, mas abrange tudo o que é bom, bom e bom na Criação. Idéia singular? Não realmente. Santo Agostinho já gostava de dizer sobre a Igreja: "Alguns acreditam que estão do lado de fora que estão nela; alguns acreditam em quem está fora ".
As melhores realizações artísticas do ser humano, o coração mais sincero, a mais profunda sabedoria, os poemas mais extravagantes, as histórias imaginárias mais inspirados, a qualquer hora, em qualquer lugar, são inspirados pelo Espírito Santo e são parte de uma tensão para com Deus porque são como a Sua imagem e tendem à Sua semelhança. Além disso, são parte desse corpo divino-humano que é a Igreja.
Esta é a Igreja que São Miguel defende. Em um texto etíope chamado A Visão de Isaías , lemos: "Eu moro em verdade que não há nada que está no mundo que permanece escondido no sétimo céu e perguntei o anjo "o que é esse ser que ultrapassa todos os anjos na sua glória?" e ele respondeu: "este é o grande anjo Michael, que sempre rezar para a humanidade e para o bem" (Visão de Isaías 4, 23 -25).
Convém, no entanto, abster-se de campeão celeste, enquanto um anjo açúcar, como todo o mel tende a fazer algumas reflexões da nova era aguado.
O homem só pode ser subjugado pelo poder do campeão. O historiador russo Olga Dobiache descreve muito bem o sentimento antes que estar tão perto de Deus que podemos prever que o poder do Criador através dele "Homem da Idade Média, jocoso e familiar contra a outra Santos, aparece invariavelmente sério em suas relações com São Miguel. O sopro de Deus, que de certa forma o encheu, privou-o de uma vida independente. "

O campeão de Deus

Vamos imaginar: Michael é o campeão de Deus, a oposição final para o mais poderoso de negação força do Universo, a destruição próxima força que terrível luz devorador buraco negro são lugares resort. Michel é um cavaleiro, o guerreiro por excelência. Ele é um com Deus, com o Logos, a ponto de algumas vezes confundi-lo com o vitorioso Cristo do mal. Michel incorpora a força do Deus dos Exércitos, o poder do combate em seu estado puro.
Todos os lugares associados com o Arcanjo são lugares onde as forças naturais desencadeadas são: desfiladeiros, montanhas íngremes, florestas profundas e abismos misteriosos e abismos, a força bruta da natureza que lembra o Arcanjo. Pensa-se as pinturas de Caspar David Friedrich, as Ordens de Cavalaria dedicadas a ele, para a floresta de Celtia e Alemanha, onde as homenagens ao arcanjo multiplicaram ao longo da Idade Média e, claro, o maravilhoso "Mont Saint-Michel com o risco do mar ".
São Miguel se manifestou muitas vezes em nosso mundo. Algumas dessas manifestações são bem conhecidas e tiveram considerável importância na história da cristandade.
https://fr.aleteia.org/2017/09/29/saint-michel-archange-le-champion-de-dieu/