Os Santos e Seus Anjos: Exemplos de Amizade Angélica

Os Santos e Seus Anjos: Exemplos de Amizade Angélica

Quando lemos as vidas dos santos, podemos ter certeza de que os anjos desempenharam um papel importante em sua formação espiritual e no desenvolvimento de suas vidas interiores, mas nem sempre encontramos evidências detalhadas disso em suas biografias, além de talvez uma breve menção de suas devoções ou orações.
Quando encontramos evidências de uma colaboração real - uma aliança entre os anjos e um dos servos de Deus - é um presente muito especial. Aqui também, entretanto, é útil fazer uma distinção entre o que é admirável e o que é imitável - entre os dotes místicos excepcionais que muitos santos experimentaram e as respostas heróicas, embora muitas vezes despercebidas, à influência angélica dada por outros.
Os escritos de grandes místicos como Teresa de Ávila, Verônica Giuliani ou Anne Catherine Emmerich revelam muitos insights maravilhosos sobre o mundo angélico, mas cada uma dessas mulheres santas - assim como seus anjos da guarda - diria a você que o aspecto mais importante de o papel dos anjos em suas vidas foi encontrado em sua compreensão da cruz, seu crescimento na caridade divina para com o próximo e, finalmente, sua transformação em Cristo. Os anjos são mensageiros dessas verdades, guias desses mistérios e mestres espirituais desse modo de vida.

Santos angelicais

Talvez o mais angelical de todos os santos seja Francisco de AssisEle se tornou conhecido em todo o mundo como o “Santo Seráfico”, e dentro da família franciscana ele é chamado de “Pai Seráfico”. Em outras palavras, seu amor por Jesus era tão grande, tão intenso, tão ardente que ele podia ser comparado. só para aquele coro mais alto de anjos. Assim como os serafins não simplesmente queimam com o amor de Deus, mas também inflamam os outros com esse amor, também São Francisco reuniu seguidores que pegaram fogo com o amor de Deus.



A semelhança de Deus que veio desse grande amor atingiu sua perfeição quando o Senhor enviou Seus serafins para selar São Francisco com as cinco chagas dos estigmas, imprimindo em sua carne as marcas da cruz. Toda era precisa redescobrir Francisco, porque essa redescoberta representa uma nova descoberta de Cristo Jesus. Para os cristãos de todas as faixas e para muitos fora da Igreja, o “amor seráfico” de São Francisco é uma prova misteriosamente atraente e fascinante da presença de Deus entre nós.
Embora a pequena igreja de São Damião seja sempre lembrada como o lugar onde Francisco começou sua missão, foi a igreja de Nossa Senhora dos Anjos que São Francisco mais amou em seus últimos anos, e foi lá que ele morreu. Esta pequena capela, agora encerrada em uma bela basílica, é o coração da família franciscana, e o título se tornou o nome distintamente franciscano de Maria. Inúmeras igrejas e capelas franciscanas - e até mesmo toda a cidade de Los Angeles - foram nomeadas em sua homenagem.
Quando Madre Angélica chegou a Irondale, Alabama, ela também não conseguia pensar em nenhum nome mais apropriado para a fundação da Clarissa do que a de Nossa Senhora dos Anjos. Este nome não apenas evoca o relacionamento especial da Imaculada com os mensageiros do Senhor, mas também evoca seu cuidado protetor - tão freqüentemente expresso por meios angélicos - sobre nós, seus filhos.
O grande teólogo franciscano e cardeal São Boaventura (1221-1274) continuou a devoção de Francisco aos anjos em seus próprios escritos místicos e teológicos. Ele ponderou sobre os dons angélicos e seus modos de conhecer e compilar uma lista devocional de suas atividades em favor das almas, extraídas das Escrituras. Seus estudos teológicos e escritos muitas vezes o levaram a experimentar a contemplação mística e concluir suas obras escritas no amor ao louvor de Deus - uma expressãoverdadeiramente seráfica da teologia franciscana.
Este artigo é de seus anjos ao nosso lado . Clique na imagem para saber mais.
Outro santo da Idade Média que é conhecido por seu relacionamento com os anjos é Santo Tomás de Aquino - conhecido como o "Doutor Angélico" devido à sua maravilhosa inteligência e sua capacidade de ver a verdade de todos os aspectos, quase como os anjos. si mesmos. No início de sua vida religiosa, Thomas experimentou uma notável graça de confirmação na castidade, quando dois anjos apareceram ao seu lado e envolveram uma tira (um cinto semelhante a uma corda) ao redor de sua cintura como símbolo desse dom divino. A Ordem Dominicana traduziu esta experiência mística em um movimento religioso chamado “A Guerra Angélica” para pessoas jovens e idosas manterem a pureza do corpo e do espírito. Os membros usam medalhas ou cordões especiais e participam de orações por esse dom de integridade de corpo e alma.
Tomás de Aquino é venerado em toda a Igreja como o patrono de todos os teólogos e o principal professor de todos os que estão em preparação para o sacerdócio. A coleção de orações que ele compôs para a festa de Corpus Christi é a fonte dos hinos usados ​​em Benediction em todo o mundo católico. Nesses hinos e em suas outras orações, vemos a alma de Tomás ascendendo a Deus, sua mente e coração buscando somente Ele e Ele, ao mesmo tempo em que dedicava todos os seus esforços físicos e mentais a levar seus semelhantes à beleza que ele havia contemplado. A pureza de seu pensamento nunca foi superada, e o amor apaixonado de seu coração nunca foi esquecido.
O grande beneditino St. Hildegard de Bingen (1098-1179) nos fornece um extraordinário exemplo de vida angélico-monástica. Ela entendeu sua vocação como uma imitação da vida de louvor e glória oferecida ao Senhor pelos anjos, que ela expressou em seus escritos, as ilustrações de seus manuscritos e, especialmente, sua música. St. Hildegard é um exemplo extraordinário de uma mulher que usou todos os seus talentos humanos, habilidades e criatividade para traduzir suas ilusões mentais e místicas para que outros pudessem se beneficiar delas.
Ela fez grandes verdades perceptíveis aos sentidos. Nas requintadas miniaturas que traduzem suas visões em imagens, vemos a queda dos anjos na forma de estrelas negras que perderam toda a sua luz e foram lançadas à terra. Ela viu os nove coros dispostos em nove círculos concêntricos ao redor do Deus Todo-Poderoso, cada coro e esfera exibindo suas próprias características, em uma síntese maravilhosa de suas próprias visões e da teologia de Dionísio. Embora tenha sido objeto de muitas controvérsias durante sua vida, sua missão na vida da Igreja assumiu um novo ímpeto e brilho quando o Papa Bento XVI declarou que ela era uma doutora da Igreja em 2012.

Anjos ao seu lado

Na vida dos santos, também encontramos muitos homens e mulheres simples para os quais os anjos eram companheiros e ajudantes em sua vida e trabalho diários. São Isidoro, o Fazendeiro , que é venerado em toda a Espanha e no mundo hispânico, recebeu assistência dos anjos com seu trabalho nos campos. Dizem que ele se envolveria em oração e os anjos continuariam sua lavra e outros trabalhos para ele.
Os anjos vieram repetidamente para a Beata Anna Maria Taigi (1769-1837), a pobre dona de casa romana e mãe de sete filhos que foram agraciados por Deus com dons extraordinários de profecia e oração. Embora analfabeta, ela foi capaz de ver os eventos do passado, presente e futuro - tudo com o propósito de trazer conforto e força para a Igreja de Cristo e para as almas que estavam sobrecarregadas com pesadas cruzes. Mas esses dons não eram a fonte de sua santidade; Anna Maria era em primeiro lugar uma esposa e mãe. Seu marido era um homem bom, mas sem instrução, que às vezes tinha um temperamento difícil. Seus filhos eram sua preocupação constante, mesmo depois de se casarem e saírem de casa.
Anna Maria Taigi fez tudo na presença de seu anjo da guarda, enviando-o para trazer conforto aos doentes e proteção àqueles que foram tentados. Podemos fazer o mesmo: todos os dias podemos falar aos anjos dos pobres, dos doentes e dos estranhos que vemos nas ruas. Se você se distrair com alguém na igreja, fale com o anjo da guarda dessa pessoa, peça desculpas por sua distração e diga a ele que você ore para que seu trabalho seja bem sucedido neste dia e que ele aproxime seu encargo de Cristo.
Há muitas riquezas a serem encontradas no mundo dos anjos à medida que crescemos em nossa compreensão de como o Senhor une o anjo e o homem em Seu serviço e para Sua glória. Todos os dias, quando abrimos as Sagradas Escrituras, pedimos ao Senhor que se revele a nós, para abrir nossa mente e nosso coração: “Santo anjo, ajuda-me. Tire de mim toda a indiferença e mesquinhez da mente. Deixe-me ver as maravilhas do Senhor em toda a sua plenitude e glória. Deixe-me crescer em discipulado. Deixe-me perceber a vocação que Deus me deu.
O Senhor chama cada um de nós pelo nome para amá-lo. Toda manhã, quando acordamos, nosso primeiro pensamento deve ser: “Hoje posso dar glória a Deus. Hoje sou amado por Deus. Hoje o anjo está ao meu lado. Minha Mãe Celestial cuida de mim. O Senhor Jesus me chama. ”Quando começamos nosso dia assim, começamos com a alegria e a vitalidade da graça do Evangelho e da vida da Igreja. Todas as manhãs, peçamos ao Senhor que nos dê a visão clara de ver a Sua vontade, para que possamos nos tornar Seus instrumentos e para que possamos ser guardiões dos outros, administrando os dons de Deus dentro deles e cooperando com Sua graça, para que com nossos irmãos mais velhos, os anjos e os santos, poderíamos louvá-lo sempre.
Nota do editor: Este artigo é adaptado de um capítulo em pe. Seus Anjos de Horgan  ao Nosso Lado: Entendendo Seu Poder em Nossas Almas e no Mundo ,  que está disponível no Sophia Institute Press

Fonte: https://catholicexchange.com/thank-the-lord-for-your-guardian-angel
Formação Leoninas | Clevinho Maia

sao miguel, principe, miliciaceleste, arcanjo miguel,sao miguel arcanjo,  anjos, jesus cristo,jesus ,catolicos, corservadores, oracoes cruzsagrada ,cristaos ,cristo ,sanmichael ,sanmichelearcangelo ,ancanjos , bibliasagrada ,biblia ,novenadesaomiguel ,cercodejerico ,obrigadoDeus  papafrancisco ,santorosario ,curaelibertação ,sanmiguelarcangel