Anjos na Igreja Primitiva

Anjos na Igreja Primitiva

Há muitas cenas nos Atos dos Apóstolos que descrevem a presença dos
 anjos na vida da jovem Igreja. 
O livro de Atos foi escrito por São Lucas, o historiador consciencioso, cujo Evangelho descreve com grande beleza as aparições dos anjos das primeiras páginas até a última. De fato, Lucas parece ter um prazer especial em relacionar encontros angelicais.
Quando o Senhor subiu ao Céu, dois anjos estavam no meio dos apóstolos para lembrá-los de seu dever: “Homens da Galiléia, por que você fica olhando para o céu? Este Jesus, que foi elevado de ti para o céu, virá da mesma maneira como o vistes ir ao céu ”(Atos 1:11). Depois de ouvir estas palavras, os apóstolos voltaram para Jerusalém, e lá no Cenáculo com Nossa Senhora e as mulheres santas, eles esperaram a vinda do Espírito Santo no Pentecostes. Então os apóstolos, com bravura e convicção, começaram a pregar a Cristo em toda a Sua glória e verdade. Deste modo, e com a graça de Deus, eles converteram muitos a Cristo.
Os anjos devem ter olhado com grande alegria ao testemunharem o início da Igreja. Sua oração e sua presença continuaram a fortalecer e a animar os apóstolos enquanto realizavam suas primeiras obras e realizaram suas primeiras viagens missionárias. De fato, no relato de São Lucas, vemos os anjos indo e vindo com uma simplicidade que nos mostra como o natural e o sobrenatural estão entrelaçados na vida da Igreja.
Há muitas lições profundas para nós nos Atos dos Apóstolos, não menos do que é a intimidade e cooperação ativa entre os anjos e os primeiros cristãos. Deve ser um modelo para nós, enquanto assumimos nossas próprias missões para Cristo e Sua Igreja: A docilidade para a orientação dos anjos nos ajuda a dar frutos espirituais.


São Pedro

São Pedro, o primeiro papa, teve uma experiência particularmente poderosa com o ministério dos anjos:
Naquela época, o rei Herodes pôs mãos violentas sobre alguns que pertenciam à igreja. Ele matou Tiago, o irmão de João, com a espada; e quando ele viu que agradou aos judeus, ele também prendeu Pedro. Isso foi durante os dias dos Pães Ázimos. E quando ele se apoderou dele, ele o colocou na prisão, e o entregou a quatro esquadrões de soldados para guardá-lo, pretendendo depois da Páscoa trazê-lo ao povo. Então Pedro foi mantido na prisão; mas fervorosa oração por ele foi feita a Deus pela igreja. (12: 1-5)
Nesta breve passagem vemos a Igreja primitiva fortalecendo o Vigário de Cristo com suas orações em seu favor - e as orações da Igreja foram ouvidas.
Na mesma noite em que Herodes estava prestes a tirá-lo, Peter estava dormindo entre dois soldados, atados com duas correntes e sentinelas diante da porta que guardava a prisão; e eis que um anjo do Senhor apareceu e uma luz brilhou na cela; e ele bateu de leve em Pedro e o acordou, dizendo: “Levante-se depressa.” E as correntes caíram de suas mãos. (12: 6–7)
Precisamos imaginar por um momento o que esta cena descreve. São Pedro foi preso por Herodes, que também desempenhou um papel muito importante na condenação de Jesus. Ele está agora acorrentado, sentado no chão, com as costas contra a parede, os braços estendidos. À sua direita e à esquerda, há dois guardas. No estado de ansiedade semi-desperto de Peter, meio sonolento, ele deve ter pensado sobre a crucificação de Jesus. Sabemos que antes da Ascensão, Jesus havia falado com Pedro sobre sua futura morte. Depois de dar-lhe a acusação “Alimente meus cordeiros. Alimente minhas ovelhas ”, Jesus disse à Rocha de Sua Igreja que em sua velhice haveria aqueles que prendessem um cinto em volta de sua cintura e o levariam para onde ele não desejasse ir (João 21:15, 17–18).
Apesar da referência de Jesus ao martírio em sua “velhice”, Pedro deve ter ficado assustado naquela cela. Enquanto dormia em uma postura que o conformava fisicamente ao Lorde Crucificado, com soldados que o teriam lembrado dos dois ladrões e também dos soldados do Calvário, ele devia estar lutando com seus próprios medos, ao mesmo tempo em que fazia atos interiores. de submissão, confiança e esperança por sua libertação.
E então, de repente, o anjo acordou-o, golpeando-o de lado, talvez com o pé. Em seu estado de sono intermitente, pode muito bem ter sido para ele como o sopro da lança que Cristo havia recebido. Por que outro motivo o anjo teria despertado o sonolento Vigário de Cristo dessa maneira? anjoassumiu imediatamente o comando da situação e dirigiu-o passo a passo: “'Vista-se e calce as sandálias'. E Peter fez isso. E ele lhe disse: 'Envolva o seu manto ao seu redor e siga-me'. E saiu e o seguiu. ”E Lucas nos diz muito claramente:“ Ele não sabia que o que era feito pelo anjo era real, mas pensava que ele estava vendo uma visão ”(12: 8–9). Pedro achou que ele ainda estava dormindo e que o anjo estava revelando a ele um caminho através da morte.
Mas, em vez disso, ele estava prestes a ser restaurado para a Igreja. “Quando passaram pelo primeiro e segundo guarda, chegaram ao portão de ferro que levava à cidade. Abriu-se para eles por conta própria e eles saíram e passaram por uma rua; e imediatamente o anjo o deixou. ”E Pedro só então acordou completamente, dizendo:“ Agora estou certo de que o Senhor enviou seu anjo e me resgatou da mão de Herodes e de tudo o que o povo judeu estava esperando ”(12 : 10-11). Assim como uma vez o Senhor enviou Seu anjo para proteger Daniel dos leões no covil e assim como uma vez o Senhor enviou Seu anjo para proteger os três jovens na fornalha ardente, agora o Senhor enviou Seu anjo mais uma vez ao Senhor. primeiro papa, o Vigário de Cristo, para protegê-lo e assegurar que a Igreja nascente possa continuar a crescer e a ser fortalecida.

St. Stephen

Os santos anjos de Deus também aparecem na história de outro dos grandes santos do livro de Atos. Desta vez, a intervenção dos anjos não foi para salvar alguém do martírio, mas para fortalecer o primeiro mártir da Igreja, Santo Estêvão.
Estêvão era um homem de notável coragem e discernimento. Ele não apenas cuidou das necessidades materiais da Igreja com os outros diáconos, inclusive cuidando daqueles que estavam em necessidade, mas também dedicou-se à pregação e ao estudo das Escrituras. Estando diante de seus acusadores, Estevão falou a eles sobre Moisés e os anjos do Senhor:
Agora, quando se passaram quarenta anos, um anjo apareceu a ele no deserto do Monte Sinai, em uma chama de fogo em um arbusto. Este Moisés a quem [os israelitas] recusaram, Deus enviou como governante e libertador pela mão do anjo que apareceu a ele no mato. Este é aquele que estava na congregação no deserto com o anjo que falou com ele no monte Sinai e com nossos pais; e ele recebeu oráculos vivos para nos dar. Vocês, pessoas de pescoço duro, incircuncisos de coração e ouvidos, sempre resistem ao Espírito Santo. Como seus pais fizeram, você também. Qual dos profetas não perseguiram vossos pais? E eles mataram aqueles que anunciaram de antemão a vinda do Justo, que você agora traiu e assassinou, você que recebeu a lei como entregue pelos anjos e não a manteve. (7:30, 35, 38, 51–53)
O testemunho de Estêvão é notável porque mostra como, como um judeu devoto e crente, ele entendia a importância dos anjos, especialmente seu envolvimento em dar a Lei.
Sabemos que entre os que estavam presentes e deram o consentimento silencioso ao assassinato de Estevão, havia um jovem chamado Saulo. Muitos anos depois, sob o nome de Paulo, ele usaria as mesmas palavras quando se aproximasse de seu próprio martírio: “[A lei] foi ordenada por anjos através de um intermediário” (Gl 3:19).
A fé profunda de Santo Estêvão o transfigurou de tal modo que os que estavam em seu julgamento “viram que seu rosto era como o rosto de um anjo” (Atos 6:15). Sua fé o havia purificado e, por isso, exibia em seu rosto o reflexo do guardião a cujos cuidados ele foi confiado. Sua fé até lhe permitiu, ainda na terra, ver os céus abertos diante de seus olhos com Jesus em pé no limiar para recebê-lo (7: 55-56).
Há outra dimensão do martírio de Santo Estevão que não devemos esquecer aqui. Nos momentos de sua última testemunha, Stephen nos ensina a orar como cristãos.
E quando estavam apedrejando Estevão, ele orou: “Senhor Jesus, recebe meu espírito.” E ele se ajoelhou e gritou em alta voz: “Senhor, não segure este pecado contra eles.” E quando ele disse isso, ele adormeceu. (7: 59-60)
Estêvão dirige estas duas orações diretamente a Jesus, usando as palavras que Jesus havia falado da Cruz para o Pai: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito!” (Lucas 23:46), e antes, “Pai, perdoa porque não sabem o que fazem ”(Lucas 23:34). Este é um momento importante na história da oração cristã: é a prova de que os primeiros conversos judeus dirigiram suas orações a Jesus da mesma forma que Ele (e eles) oraram ao Pai anteriormente. Em outras palavras, Jesus foi louvado e adorado da mesma maneira que o Pai desde o início da vida da Igreja. Este não foi um desenvolvimento posterior; era parte da compreensão da Igreja do Senhor Ressuscitado desde o Pentecostes.

Cornelius

Como o livro de Atos continua, vemos outro episódio maravilhoso em que os anjos intervieram na vida da Igreja. Enquanto Pedro estava em Jope, ele ouviu a voz do Senhor Jesus ordenando-lhe que comesse comida não-kosher. Esta foi uma preparação para o próximo capítulo da missão de Pedro. Pouco tempo depois, Pedro foi informado de que um grupo de gentios estava do lado de fora, chamando-o para ir à casa de um certo Cornélio, um centurião romano em Cesaréia.
Este artigo é de seus anjos ao nosso lado . Clique na imagem para pré-visualizar ou encomendar.
Ele lhes disse: “Vocês sabem quão ilegal é para um judeu associar-se ou visitar qualquer um de outra nação; mas Deus me mostrou que eu não deveria chamar qualquer homem comum ou impuro. Então, quando fui mandado, cheguei sem objeção. Eu pergunto então por que você enviou para mim.
Cornélio disse: “Há quatro dias, nessa hora, eu estava mantendo a nona hora de oração em minha casa; e eis que um homem estava em pé perante mim, de vestes brilhantes, dizendo: Cornélio, a vossa oração foi ouvida e as vossas esmolas foram lembradas diante de Deus. ”(10: 28–31)
Estas palavras são quase exatamente as palavras que o anjo Rafael fala no livro de Tobias. Não sabemos se o anjo que apareceu a Cornélio foi o próprio Rafael ou outro dos “sete que estão diante do trono de Deus”, mas a linguagem é uma reminiscência daquela promessa de assistência que foi feita no Antigo Testamento. O anjo continuou contando a Cornélio:
Envia, pois, a Jope e pede a Simão, chamado Pedro; ele está alojado na casa de Simão, curtidor, à beira-mar ”. Então, enviei a você imediatamente e você teve a gentileza de vir. Agora, portanto, estamos todos aqui presentes aos olhos de Deus, para ouvir tudo o que você foi ordenado pelo Senhor. (10: 32–33)
E São Pedro, impressionado com esta mensagem angélica que confirmou a revelação feita a ele em Jope, respondeu:
Realmente percebo que Deus não mostra parcialidade, mas em qualquer nação quem o teme e faz o que é certo é aceitável para ele. Você sabe a palavra que ele enviou a Israel, pregando boas novas de paz por Jesus Cristo (ele é o Senhor de todos), a palavra que foi proclamada por toda a Judéia, começando da Galiléia depois do batismo que João pregou: como Deus ungiu Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder; como ele fazia o bem e curava tudo o que era oprimido pelo diabo, porque Deus estava com ele. (10: 34–38)
Nosso Senhor usa Seus anjos como mensageiros neste momento crítico em que os primeiros gentios se converteram ao cristianismo, juntamente com sua família, foram recebidos e batizados por Pedro. Um centurião era um soldado orgulhoso e temido, um líder cujos homens lhe obedeciam inquestionavelmente, e ele era formado pela violência e disciplina de uma cultura militar muitas vezes brutal. A conversão de tal homem exigiu nada menos do que uma transformação avassaladora. Grace já havia invadido sua alma, desde que ele disse a Peter que ele estava mantendo um tempo de oração quando o anjo apareceu para ele.
Este belo sinal nos mostra como os anjos participam da obra de conquistar o mundo pelo amor de Deus com as armas da fé, da esperança e do amor - e pela graça do Cristo vivo que Deus confiou à Sua Igreja. Esse amor é tão poderoso e transcendente que une homens e mulheres de todas as nações em uma obra comum que o mundo pode ser elevado e a redenção de Cristo pode dar frutos nos corações de todos os homens e mulheres.

São Filipe, o Diácono

Na história de São Filipe, o diácono, vemos outro exemplo em que um anjo organizou todas as coisas para o plano e propósito de Deus. Filipe foi um dos sete diáconos originais, juntamente com Santo Estevão, e pregou em Samaria entre o povo que os judeus consideravam hereges. Sua pregação foi marcada por muitos milagres, especialmente pela expulsão de demônios. Mas, completando ali o seu trabalho, apareceu um anjo, e disse-lhe: Levanta-te e vai para o sul, para a estrada que desce de Jerusalém para Gaza (Atos 8:26).
Filipe seguiu a mensagem do anjo imediatamente. Ao longo da estrada, ele encontrou um importante servo da rainha da Etiópia. Esse homem era um eunuco que conhecera a fé judaica. Ele estava sentado em sua carruagem lendo em voz alta (como era o costume da época) do rolo de Isaías, mas ele estava confuso sobre o significado da passagem. Filipe percebeu imediatamente que a razão pela qual ele havia sido levado àquele lugar naquele momento pelo anjo era falar com esse homem - para responder a sua necessidade e pregar para ele o Evangelho de Cristo. O homem imediatamente respondeu a essa graça e pediu o batismo, que Philip conferiu.
Esta passagem é especialmente importante porque, ao esclarecer e batizar o eunuco, Filipe fez algo extraordinário para a edificação da Igreja. Os eunucos estavam fora da comunidade de Israel (Dt 23: 1), e assim este batismo iniciou a extensão da pregação do evangelho a todos os povos do mundo.
A aceitação de São Filipe da mensagem do anjo deve nos lembrar que quando recebemos em nossa oração uma inspiração para fazer um ato de caridade ou para falar uma palavra de conforto, devemos sempre responder com confiança. Desta forma, nos tornamos os instrumentos do Seu amor - às vezes com um impacto que vai muito além de qualquer coisa que possamos imaginar. Mesmo uma única palavra inspirada pode ser o primeiro passo para realizar uma conversão.
Depois que as pessoas se afastam da Igreja há muito tempo, seu retorno à Igreja geralmente começa com um simples convite, de um amigo ou membro da família, a uma missa ou a um evento especial da igreja. Católicos caídos e não-católicos que freqüentam a missa fúnebre de um amigo católicofreqüentemente encontram grande graça naquele momento. Eles olham dentro de si e começam a perceber o que Deus está oferecendo na Igreja Católica - a vida de fé alegre, amor, paz e perdão dos pecados. A liturgia da qual os anjos participam e para a qual eles servem como modelos - e da qual flui a graça de Deus - é um dos nossos maiores recursos para a evangelização. Esta é outra razão para orarmos pelos nossos sacerdotes e diáconos em todas as missas a que assistimos, particularmente os funerais, para que eles tenham a graça de tocar as almas e curá-las.
Repetidamente, percebemos no decorrer de nossas vidas que, quando estamos mais preocupados com os negócios de nosso Pai do que com as coisas insignificantes que muitas vezes preenchem as horas de nossos dias, Deus faz de nós instrumentos de Seu amor para tocar os corações. dos outros e aproximá-los cada vez mais Dele. Eu sempre me lembrarei de um homem que conheci na minha primeira paróquia. Ele havia sido casado com um católico por trinta anos e frequentava regularmente a missa com sua esposa. Certo domingo, eu disse a ele: “Quando você vai entrar na Igreja?” E ele parou, parecendo confuso, e disse: “Ninguém nunca me perguntou antes. Adoraria entrar na Igreja. ”Dentro de uma semana, ele começou suas instruções e, como havia participado da missa dominical durante tanto tempo e participado da criação de crianças católicas, seu tempo de catequese foi muito curto. E muito pouco depois,
Sua esposa ficou espantada; ela pensou que tinha feito tudo ao seu alcance para trazer seu marido para a Igreja - e ela tinha! Sua conversão foi o resultado de seus longos anos de testemunho fiel e paciente, suas preces amorosas e o maravilhoso relacionamento familiar que haviam formado. Mas levou apenas uma pergunta - um convite no momento certo - para concluir o processo.
Quando os anjos lhe pedirem para dizer uma palavra de amor, de conforto, de verdade ou de convite, fale essa palavra, e você descobrirá que o Senhor operará através de você, assim como Ele trabalhou através de Filipe e todos os grandes santos. , conhecido e desconhecido, que foram antes de nós. Você também, com os anjos ao seu lado, ajudará a edificar o Seu Reino e a levar Sua alegria a muitos outros.
Santo anjo da guarda, meu amigo e companheiro, meu 
irmão mais velho e professor, mantêm minha mente e coração sempre abertos às 
suas palavras e orientação. Você vê melhor do que eu quanto 
bem há para ser feito. Abra meus olhos para as necessidades daqueles 
ao meu redor. Abra meus ouvidos para suas orações não ditas e 
gritos silenciosos. Abra meu coração para que eu seja corajoso e 
sem vergonha em amar meu próximo com o próprio amor de Jesus. Não 
me deixe segurar em fazer um pouco de bom para os outros. Como 
a viúva do templo que deu tudo o que possuía, embora 
fosse apenas um centavo, inspira-me a fazer até as menores 
coisas com grande amor, por qualquer pessoa que eu possa ajudar. Um homem.

Nota do editor: Este artigo é adaptado de um capítulo em Seus Anjos ao Nosso Lado: Entendendo seu Poder em
Nossas Almas e no Mundo
 ,  que está disponível na Sophia Institute Press . Fonte:  https://catholicexchange.com/angels-early-church
Formação Leoninas | clevinho maia
an jo da guarda, cristaos ,cristo ,sanmichael ,sanmichelearcangelo ,ancanjos , bibliasagrada ,biblia ,novenadesaomiguel ,cercodejerico ,obrigadoDeus  papafrancisco ,santorosario ,curaelibertação ,sanmiguelarcangel