O papel do anjo da guarda após o batismo

A atividade dos anjos acompanha toda a vida do homem. Mas a questão é se todos os homens ou cristãos têm anjos da guarda. Em outras palavras, o anjo da guarda é dado no nascimento ou somente no Batismo? Orígenes estava familiarizado com ambas as opiniões e mostra que cada um deles tem autoridade escriturística.
São Tomás dedica um artigo a ele na Summa, onde ele cita a passagem de Orígenes. A conclusão que São Tomás alcança, além disso, é aquela em que a tradição se inclinou: que o homem recebe um anjo da guarda ao nascer, mas que este anjo desempenha um papel inteiramente novo depois do Batismo. Uma analogia com os anjos das nações anteriormente fez Origen tender para essa solução.
É verdade que um anjo foi dado a cada homem no nascimento. Essa é uma doutrina de longa data. Mas, por outro lado, desde o primeiro dia de sua vida, a criancinha se torna presa do Diabo, seja devido aos direitos de Satanás sobre a raça de Adão ou se a criança foi dedicada a ele através da idolatria. Como resultado, o anjo da guarda é quase impotente sobre ele, assim como sobre as nações.
É por isso que os anjos da guarda esperavam a ajuda que lhes adviria de Deus. A vinda de Cristo reverte a situação. “Você também era o destino de algum príncipe. Então Jesus veio e arrebatou você do poder perverso. De fato, cada um de nós tem um adversário que procura nos atrair para as fileiras de seu próprio líder. ”Mas agora, graças a Cristo, os anjos bons são mais poderosos, capazes de defender a criança que é, por assim dizer, recém-confiada. para eles por Cristo.



Por uma questão de fato, Cristo confia os recém-batizados aos seus anjos de uma maneira muito especial. O papel do guia, como vimos, começa com o catecumenato e continua depois do batismo. Hermas insiste no papel do anjo entre os neófitos. Ele vê as muitas pedras que são colocadas no lugar da construção da Igreja e explica: “Aqueles que são colocados em seu lugar na construção da Torre. são aqueles que são novos na fé, mas são constantes. Eles são formados pelos anjos no fazer do bem, porque nenhuma maldade foi encontrada neles. ”Orígenes escreve, por sua vez,“ Quando um homem recebe a Fé, Cristo que o redimiu pelo Seu sangue de seus mestres do mal confia a ele , pois a partir de agora ele deve acreditar em Deus, em um anjo santo que, por causa de sua grande pureza, sempre vê a face do Pai ”.

O anjo da paz

Entre os fiéis, aqueles que têm altos cargos na Igreja são objeto de uma proteção muito especial. “Se os anjos foram delegados pelo Deus do universo àqueles que têm apenas suas próprias vidas pessoais para regular e não devem fazer nada pelo bem comum, quanto mais eles farão pelos homens a quem o cuidado de toda a terra foi confiada! As virtudes do céu estão sempre com aqueles que são encarregados de tais ofícios ”.
Entre as funções que os anjos da guarda exercem em relação àqueles a eles confiados, há alguns que já foram mencionados. Tal é, em particular, o papel do instrutor, em virtude do qual eles são os mensageiros da inspiração para as almas. Eles começam esta missão entre os pagãos que lhes são confiados, a fim de conduzi-los à fé; eles continuam entre os catecúmenos, depois entre os neófitos e durante a ascensão espiritual até o limiar da união com Deus.
Mas há muitas outras funções atribuídas a eles pelos Padres: eles protegem a alma contra os problemas internos e externos; eles repreendem e punem a alma que se desvia do caminho certo; eles o assistem em oração e transmitem suas petições a Deus. Essas três funções são designadas pelos Padres sob três títulos dados ao anjo da guarda. Ele é o anjo da paz (Crisóstomo), o anjo da penitência (Hermas) e o anjo da oração (Tertuliano).
Entre esses nomes para o anjo da guarda, o de “anjo da paz” é especialmente venerável. A expressão aparece na literatura apocalíptica judaica, onde o anjo da paz é quem acompanha Enoch e explica o significado de suas visões. A expressão entrou na liturgia, como se pode ver em uma passagem de São João Crisóstomo: “Aprende agora que há anjos de paz. Ouça os diáconos, que freqüentemente repetem em suas orações: "Ore ao anjo da paz".
De fato, ela pode ser encontrada nas Constituições Apostólicas, nas orações que seguem a rejeição dos catecúmenos: “Levantando-se, vamos cantar as misericórdias do Senhor. Vamos rezar ao anjo encarregado da paz. ”A expressão é encontrada novamente em São Basílio, para designar o anjo da guarda que protege o viajante:“ Oramos a Deus que está bem disposto para com os homens a fim de dar um anjo da paz como um companheiro para nos proteger.
Nestas passagens, o anjo da paz é encarregado da proteção daquele que lhe foi confiado. Como essa proteção pode dizer respeito a perigos externos, ele é invocado por viajantes. Mas é especialmente uma questão de proteger a alma contra o diabo.

O anjo da oração

Este artigo é adaptado de um capítulo em The Angels and Their Mission .
Outro nome para o anjo da guarda é “anjo de oração”. No Apocalipse, os anjos apresentam as orações dos santos a Deus. Isto é verdade não só da oração litúrgica, mas também da oração privada. Essa doutrina já é encontrada no Antigo Testamento, onde o Arcanjo Rafael é um dos “sete santos anjos que oferecem as orações dos santos”.
Clemente de Alexandria fala de "os anjos que ajudam na oferta de orações", e ele percebe que, mesmo quando o homem está orando sozinho, sua oração é unida ao coro de anjos. Tertuliano recomenda que os cristãos não se sentem enquanto oram, em respeito ao “anjo de oração que está ao nosso lado”.
Essa participação do anjo da guarda em oração, sua união com nossa súplica, surge freqüentemente em Orígenes. O cristão não tem nada a temer do diabo, porque “o anjo do Senhor acampará ao redor daqueles que o temem e ele os livrará; e seu anjo, que constantemente vê a face do Pai no céu, sempre oferece suas orações através do único Sumo Sacerdote ao Deus de todos. De fato, ele mesmo se junta às orações daquele que foi confiado aos seus cuidados ”.
Assim, o anjo circula entre a alma e o céu. “Nós prontamente admitimos. que eles se levantam levando as orações dos homens. e volta trazendo a cada um o que ele deseja dos bens que Deus os designou para administrar aos objetos de sua bondade amorosa ”.
Um ponto notável na tradição primitiva é o ensino de que o homem tem ao mesmo tempo um anjo e um demônio dentro dele, assim como as nações têm seus anjos e seus demônios. Esse foi o ensinamento de Pseudo-Barnabé, que o relaciona com a doutrina dos dois caminhos, o do bem e o do mal.
O anjo atrai a alma para o bem, o diabo para o mal. Esta é a doutrina do discernimento dos espíritos em forma de raiz. Hermas insiste ainda mais sobre esse ponto:
Há dois anjos para cada homem: um de justiça e outro de maldade. O espírito de justiça é ameno e reservado, manso e pacífico. Quando ele entra em seu coração, ele fala imediatamente com você de justiça e modéstia e temperança e bondade e perdão e caridade e amor paternal. Sempre que esses pensamentos surgirem em seu coração, saiba que o espírito de justiça está com você. Agora aprenda as obras do espírito de maldade também. Primeiro de tudo, ele é irritável e amargo e imprudente, e suas obras são más. Quando você reconhecer suas obras, afaste-se dele.
Assim, o homem se encontra no meio de um combate espiritual entre os poderes da luz e os poderes das trevas. Este grande tema, que Santo Inácio deve desenvolver na contemplação dos dois padrões, já está em Orígenes. Santo Atanásio dedica uma parte considerável da Vida de Santo Antão a ele. Gregório de Nissa explica isso claramente, conectando-o com a idéia do anjo da guarda:
Depois que nossa natureza caiu em pecado, não fomos abandonados em nossa queda por Deus, mas um anjo, um dos seres que têm uma natureza incorpórea, foi estabelecido para ajudar a vida de cada um de nós. O destruidor de nossa natureza, por sua vez, fez exatamente o mesmo, enviando-nos um anjo maligno e pernicioso em detrimento da natureza humana. Depende agora do homem, que se encontra entre dois anjos, cada um procurando levá-lo de um modo diferente, para fazer um triunfar sobre o outro. O bom anjo apresenta seu espírito com os frutos da virtude, tudo o que aqueles que fazem o bem vêem na esperança. O outro anjo levanta diante dele os prazeres da terra, prazeres que não trazem esperança para o futuro, mas prazeres que podem cativar a mente dos tolos quando são vistos e desfrutados no presente.
O homem vive, portanto, no meio de um mundo sobrenatural, um espetáculo, como diz São Paulo, tanto para homens como para anjos. Isso é o que faz St. Hilary dizer:
Tudo o que parece vazio é preenchido com os anjos de Deus, e não há lugar que não seja habitado por eles quando se dedica ao seu ministério. Se o medo de que alguém venha sobre ele inesperadamente, muitas vezes impede a pessoa de cometer algum pecado que ele tenha planejado, como o cristão deve agir, e não apenas agir, mas até mesmo pensar e desejar, quando ele percebe que cada parte dele é a morada de tal número de poderes espirituais? Quando somos vencidos por alguma má vontade, não devemos tremer diante da presença dos coros de anjos que nos cercam? Se, de fato, os anjos das criancinhas vêem o rosto do Pai todos os dias, certamente devemos temer seu testemunho, sabendo que estão ao mesmo tempo perto de nós e presentes diante de Deus.
Mas esta presença dos anjos não só impede o homem de cometer pecado; isso o faz tender para o bem também. “O profeta se apressa em realizar a ação que as naturezas espirituais contemplam espiritualmente. Ele sabe que toda a sua vida é encenada à vista dos anjos, e ele quer agradar os seres espirituais, contemplando as realidades espirituais ”.
Nota do editor: Este artigo foi adaptado de um capítulo de  The Angels and Their Mission ,  disponível na Sophia Institute Press . 
Apostolado Padre Gabriele Amorth》by clevinho maia 

Sancte Michael Archangele, Sancte Michael Archangele, San Miguel Arcángel, Exorcismo,  Milícias Celestes, Exorcismo, Medalha Milagrosa, Virgem Imaculada, Monte Gargano, Batalha, Mont Saint Michel, Lúcifer, infestação, obsessão, vexação,  possessão diabólica,