A oração aos santos é mais bíblica do que você entende

A oração aos santos continua a ser um dos pontos persistentes nos diálogos católico-protestantes.
Como sempre, do lado católico, um aviso legal está em ordem: não precisamos de algo para estar na Bíblia para que necessariamente tenhamos como parte de nossa fé ou prática. A palavra Trindade não está na Bíblia, mas está no centro de nossa fé. Que Jesus é um em estar com o Pai é igualmente essencial para o credo, mais uma vez o vocabulário que usamos para professar isso não é diretamente bíblico.
Dito isto, a evidência bíblica para a oração aos santos é mais forte do que muitos imaginam. Um grande trabalho nessa frente foi feito por Alan Schreck em católico e cristão e também pelo apologista Dave Armstrong, mais recentemente em um incisivo post no blog National Catholic Register . Acrescentei meus próprios pensamentos a essa discussão em uma das minhas primeiras obras para a Catholic Exchange aqui .
Mas muitas das evidências que foram organizadas até hoje apóiam a prática de venerar os santos ou acreditar que eles oram ou intercedem por nós. Por exemplo, é difícil não ler Apocalipse 5 como qualquer outra coisa como uma afirmação clara de que os santos estão orando por nós no céu.


Três vezes os santos conversaram com outras pessoas

Armstrong baseia-se nisso mencionando duas outras passagens bíblicas que apóiam a oração aos santos. (Os outros dois exemplos em seu artigo original referem-se a orações pelos mortos e, portanto, não se ajustam ao nosso tópico aqui.) Esses exemplos constituem uma nova categoria de evidência, mostrando que existem exemplos bíblicos nos quais os justos falaram com outras pessoas. . Concordo com Armstrong que eles apoiam ainda mais o ensino católico sobre os santos, mas cada passagem tem complicações únicas que precisam ser cuidadosamente desembaraçadas para melhor avaliar seu valor apologético. Aqui está uma olhada rápida:
Conjuração de Saul do fantasma de Samuels: Em 1 Samuel 28 , com sua derrota nas mãos de Davi e dos filisteus, Saul vai a médium, pedindo-lhe que evoque o fantasma de Samuel. O problema é que a história tem claramente a intenção de condenar fantasmas e médiuns consultores - e é assim que a Igreja já a leu. Armstrong está correto em apontar que Samuel não diz que não pode cumprir o pedido, apenas que é contra a vontade de Deus.
Mas, como toda a história é mais uma advertência do que um exemplo moral, é um caso difícil de se fazer. Talvez o máximo que possamos dizer é que, se Saulo tivesse estado nas boas graças de Deus, não precisaria de um médium para alcançar Saul, mas poderia ter orado diretamente ao santo para interceder em seu favor. Esta leitura é demais no texto? Pode parecer que sim, exceto que Jeremias 15: 1 , como observa Armstrong, presume que Moisés e Samuel intercedam pelos vivos. Nossa melhor estratégia talvez seja destacar Jeremias 15: 1, com 1 Samuel 28 em segundo plano
Abraão e o homem rico: Primeiro, há a história do homem rico pedindo a Lázaro para intervir para salvar seus irmãos, como relatado em Lucas 16 . Esta história parece ter todos os elementos que associamos à oração pela intercessão de um santo, com duas diferenças fundamentais. Um, o homem rico está orando do inferno, não da terra. E, em segundo lugar, seu pedido é negado. Mas a história sugere que os santos no céu podem ouvir orações em outro lugar. Certamente, se um santo pudesse responder a uma petição do inferno, quanto mais ele poderia responder a um da terra? Mas por causa das reviravoltas mencionadas nesta história, seu valor persuasivo pode ser limitado.
Jesus chamando Elias: Armstrong também menciona brevemente o relato do evangelho em Mateus 27, onde os presentes na crucificação pensam que Jesus está chamando Elias. Presumivelmente, isso é evidência de que os judeus da época chamavam os santos do Antigo Testamento. Isso é justo dizer. Mas dois outros fatores limitam o quão aplicável é para nós hoje. Primeiro, Jesus não estava realmente orando a Elias e, segundo, a mera existência de uma prática no judaísmo do primeiro século não é suficiente para justificar nossa adoção.
Em suma, cada uma dessas três histórias tem elementos que fornecem alguma base bíblica para a convicção católica de que podemos e devemos orar aos santos. Mas eles são limitados por causa das complexidades internas de cada história. Além disso, nenhum deles poderia ser considerado um modelo para a maneira como oramos aos santos.
Em outras áreas de crença claramente católica, podemos citar modelos bíblicos. Por exemplo, a Escritura realmente mostra Maria sendo venerada - primeiro pelo Anjo Gabriel e depois por sua prima Isabel.
Então a questão ainda permanece, há algum modelo bíblico para oração aos santos?

Que anjos podem nos ensinar sobre santos

Acontece que os modelos bíblicos de oração aos santos são mais óbvios do que muitos de nós percebem. Podemos encontrar o que procuramos nas muitas histórias dos anjos nas Escrituras. Mas, antes de apresentarmos as evidências, precisamos argumentar por que é admissível.
Santos são como anjos. Primeiro, precisamos nos lembrar de que os santos são considerados como anjos - em que ambos estão no céu na presença de Deus. Certamente esta é uma inferência razoável de todo o livro do Apocalipse, no qual ambos os santos e anjos são representados como estando presentes na corte celestial. Além disso, Jesus declara em Mateus 22:30 que seremos “como os anjos no céu” quando se trata da ausência de casar-se no céu. Finalmente, em 1 Coríntios 6: 3, São Paulo nos diz que vamos julgar os anjos. É seguro dizer que somos pelo menos seus pares celestes.
Santos ainda não estavam no céu. Mas por que precisamos considerar os anjos? Supondo que haja evidência de comunicação com os anjos - a que chegaremos em breve - por que estamos limitados a isso? Se os santos estão no mesmo nível dos anjos, como discutido acima, então devemos ter muitos exemplos de crentes conversando com eles, se tivermos exemplos disso acontecendo com os anjos.
A resposta é que, antes da morte redentora de Cristo e da ressurreição, o céu é geralmente considerado fechado para os santos. tradição católica sustenta que os justos mortos do Antigo Testamento eram mantidos no limbo dos pais, nas franjas exteriores do inferno. Após a sua morte, Cristo desceu ao inferno onde libertou os justos mortos, abrindo o céu para eles. Então, se você está se perguntando por que a Bíblia não diz mais sobre a oração aos santos, é porque não havia tantos no céu ainda. (Por ora, temos que concluir que o exemplo acima de Moisés, Samuel e Elias pode ser uma exceção a essa regra geral.)

Conversando com anjos

Então, agora podemos revisar ainda mais a questão que temos formulado da seguinte forma: São exemplos nas Escrituras em que as pessoas falam com os anjos, pedindo ajuda e intercessão. A resposta é, claro, sim. De fato, a evidência bíblica aqui é bastante volumosa. Aqui estão alguns exemplos. (Nota: excluí todas as instâncias em que o anjo era um "anjo do Senhor", porque era possível argumentar que o anjo do Senhor era uma aparição do Cristo pré-encarnado. Isso ainda sustentaria meu argumento, mas algumas pessoas podem não concordar.)

■ Lot venerates e fala para os anjos

Os dois anjos chegaram a Sodoma à noite, quando Lot estava sentado no portão de Sodoma. Quando Lot os viu, levantou-se para cumprimentá-los; e inclinando-se com o rosto para o chão, disse: “Por favor, meus senhores, vão passar a noite na casa de teu servo e banhem-te os pés; você pode acordar cedo para continuar sua jornada. ”
- Gênesis 19: 1-2

■ Jacó invoca a ajuda de um anjo

O anjo que me livrou de todo mal, 
abençoe esses meninos 
Que neles seja lembrado meu nome, 
e os nomes de meus pais, Abraão e Isaque, 
E eles podem se tornar multidões cheias 
sobre a terra! ”

- Gênesis 48:16

■ Eclesiastes tem orientação sobre o que dizer aos anjos

Quando você fizer um voto a Deus, não demore seu cumprimento. Porque Deus não tem prazer em tolos; Cumpra o que você prometeu. É melhor não fazer um voto do que fazê-lo e não cumpri-lo.
Não deixe que suas declarações o façam culpado, e não diga antes de seu representante [ tradução literal : anjo], “Foi um erro”. Por que Deus deveria estar zangado com suas palavras e destruir as obras de suas mãos?
- Eclesiastes 5: 3-5

■ o profeta Zacarias fala repetidamente com um anjo

Eu olhei para fora durante a noite, e havia um homem montado em um cavalo vermelho parado nas sombras entre as árvores de murta; e atrás dele estavam cavalos vermelhos, alazões e brancos.
Eu perguntei: “O que são estes, meu senhor?” Então o anjo que falou comigo respondeu: “Eu lhes mostrarei o que são”.
- Zacarias 1: 8-9 ( Nota : o anjo do Senhor também é mencionado, mas parece ser distinto do anjo falando com o profeta. ( Esse comentarista concorda.) Note também que a conversa continua mais adiante nos versos 13, 14, e 19, bem como nos capítulos 2 a 6.)
Para esses exemplos do Antigo Testamento, podemos acrescentar vários do Novo Testamento:
■ O anúncio a Zacarias: Zacarias questiona o anjo que lhe diz que sua esposa dará à luz João Batista em Lucas 1 . Embora seja um "anjo do Senhor", é menos provável que este seja um Cristo pré-encarnado, dado que no mesmo capítulo tem a história da Encarnação (ver abaixo).
■ A Anunciação: perguntas de Maria e resposta ao Anjo Gabriel em Lucas 1 .
■ João e o anjo: Ao longo do livro do Apocalipse, João vê ou é acompanhado por anjos. Ele realmente fala diretamente com o anjo em Apocalipse 10: 9 . Em Apocalipse 17: 7 , o anjo faz uma pergunta a João, que poderia presumir que o apóstolo poderia responder - ou pelo menos fortemente sugere que houve algum tipo de conversa entre eles.
Quando expandimos nossa evidência para ver os anjos, ela se torna significativamente aumentada. Agora podemos revisar nossa questão em andamento mais uma vez. As Escrituras nos fornecem modelos para orar e pedir a intercessão e ajuda de pessoas santas do céu? A resposta é inequivocamente sim.
Formação Leoninas | Clevinho Maia 
arcanjo protegei, orações, quaresma, lúcifer, arcanjo Gabriel, exorcismo, milícia celeste  hostes angélicas, protetor, guardião, espírito maligno, nove coros, Corte Celestial, armadilhas,  arcanjo protegei, orações, quaresma, lúcifer, arcanjo Gabriel, exorcismo, milícia celeste Anjo da Guarda, Miguel Arcangel, Archangel Michael, saint michel archangel, Saint Michael,