São Francisco e a Quaresma de São Miguel Arcanjo

 

São Francisco e a Quaresma de São Miguel Arcanjo 

Todos os anos quando chega a Festa da Assunção de Nossa Senhora, um número expressivo de fiéis devotos iniciam uma Quaresma denominada de
“Quaresma de São Miguel”.

Para quem conhece a Quaresma como um tempo de preparação para a celebração dos Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, com certeza deve causar estranhamento a existência de uma Quaresma em honra a São Miguel.

Durante duzentos dias por ano São Francisco se retirava para fazer suas “quaresmas”, o que significa dizer que ele passava a maior parte do seu tempo dedicado à oração e a contemplação. O restante do seu tempo dedicava-se aos trabalhos apostólicos. Abrasado pelo imenso desejo de em tudo imitar Nosso Senhor Jesus Cristo e de poder viver mais intensamente os mistérios da vida de Jesus celebrados na liturgia, o Santo, dividiu de forma piedosa o ano litúrgico, em cinco quaresmas: a Grande Quaresma, a Quaresma do Advento, a Quaresma da Epifania, a Quaresma de Maria e a Quaresma de São Miguel.

A ultima quaresma, a de São Miguel Arcanjo, vivida pelo Santo, iniciava-se na Festa da Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto) e terminava na Festa de São Miguel (29 de setembro). O interessante é que São Francisco não a impôs e nem tão pouco sugeriu que seus irmãos a fizessem. Era algo próprio de sua piedade.

Acerca das origens de tal piedade, Tomás de Celano nos diz o seguinte: “… Muitas vezes dizia que devemos honrar de maneira toda especial São Miguel, porque é encarregado de apresentar as almas ao julgamento. Em honra de São Miguel, fazia uma quaresma de jejuns desde a Festa da Assunção até a própria festa do Arcanjo. E dizia que em honra de tão importante príncipe, dever-se-ia oferecer a Deus algum louvor ou algum dom especial” (2Cel 197). Também São Boaventura nos fala sobre essa devoção do Santo ao Glorioso Arcanjo: “São Miguel, sobretudo, a quem cabe o papel de introduzir as almas no Paraíso, era objeto de uma devoção especial em razão do desejo que tinha o santo de salvar todos os homens” (LM 9,3).

Foi numa dessas quaresmas em honra a São Miguel, feita dois anos antes de sua morte, que São Francisco recebeu os sagrados estigmas: “Após múltiplos trabalhos, enfim, Francisco foi conduzido pela Divina Providência, dois anos antes de sua morte, até um eremitério muito alto chamado Monte Alverne. Tinha começado, segundo seu costume, o jejum quaresmal em honra de São Miguel, quando começou a sentir-se inundado de extraordinária suavidade celeste, cumulado das mais copiosas graças do Céu. (…) e eis que viu descer do alto do céu um Serafim de seis asas brilhantes como o fogo. Ao desaparecer aquela visão, deixou no coração de Francisco um ardor admirável e imprimiu em seu corpo uma imagem não menos maravilhosa, pois no mesmo instante começaram a aparecer em suas mãos e pés os sinais dos cravos, iguais em tudo ao que antes havia visto na imagem do Serafim crucificado” (LM 13,2-3).

Como se deve viver a Quaresma de São Miguel

Francisco vivia a Quaresma de São Miguel imbuído do mesmo espírito com que a liturgia da Igreja convidava todos os seus filhos a viverem a Grande Quaresma. Ele a vive como um momento favorável para progredir na sua vida cristã conforme o espírito ascético desse tempo litúrgico recomenda.

A Quaresma de São Miguel só terá sentido em nossas vidas se for vivida como um tempo oportuno de conversão. De nada valeriam os atos externos de piedade se não viessem precedidos de frutos concretos de conversão.

Toda a vida do Santo Seráfico foi marcada pelo ardente desejo de reproduzir, o mais fielmente possível, a vida do Pobre de Nazaré. Nada nele foi sinônimo de pietismo alienante ou legalismo servil. Suas penitências, mortificações, jejuns, recolhimentos, nada mais eram que partes de um itinerário que deveria levá-lo a Deus e aos irmãos.

Peçamos a São Francisco, iniciador da Quaresma de São Miguel, que possamos vivê-la com os mesmos sentimentos que ele a viveu e dessa forma alcançar as mesmas graças que ele alcançou através dela. Que a honra prestada através de tão singular ato de piedade ao Glorioso São Miguel Arcanjo, possa obter-nos sua proteção nessa vida e seu auxílio na hora de sermos introduzidos na vida celestial.

Como rezar a Quaresma

Providenciar um altar para São Miguel com uma imagem, uma vela benta.

Todos os dias:

– Acender a vela.

– Oferecer uma penitência.

– Fazer o sinal da Cruz.

– Rezar a oração Inicial.

– Rezar a ladainha de São Miguel.

Oração Inicial: São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra a maldade e as ciladas do demônio! Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós, Príncipe da Milícia Celeste, pelo poder Divino, precipitai ao inferno a Satanás e a todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Amém!

Ladainha de São Miguel Arcanjo

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.

Pai Celeste, que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho, Redentor do Mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Trindade Santa, que sois um único Deus, tende piedade de nós.

Santa Maria, Rainha dos Anjos, rogai por nós.

São Miguel, rogai por nós.
São Miguel, cheio da graça de Deus, rogai por nós.
São Miguel, perfeito adorador do Verbo Divino, rogai por nós.
São Miguel, coroado de honra e de glória, rogai por nós.
São Miguel, poderosíssimo Príncipe dos exércitos do Senhor, rogai por nós.
São Miguel, porta-estandarte da Santíssima Trindade, rogai por nós.
São Miguel, guardião do Paraíso, rogai por nós.
São Miguel, guia e consolador do povo israelita, rogai por nós.
São Miguel, esplendor e fortaleza da Igreja militante, rogai por nós.
São Miguel, honra e alegria da Igreja triunfante, rogai por nós.
São Miguel, Luz dos Anjos, rogai por nós.
São Miguel, baluarte dos Cristãos, rogai por nós.
São Miguel, força daqueles que combatem pelo estandarte da Cruz, rogai por nós.
São Miguel, luz e confiança das almas no último momento da vida, rogai por nós.
São Miguel, socorro muito certo, rogai por nós.
São Miguel, nosso auxílio em todas as adversidades, rogai por nós.
São Miguel, arauto da sentença eterna, rogai por nós.
São Miguel, consolador das almas que estão no Purgatório, rogai por nós.
São Miguel, a quem o Senhor incumbiu de receber as almas que estão no Purgatório, rogai por nós.
São Miguel, nosso Príncipe, rogai por nós.
São Miguel, nosso Advogado, rogai por nós.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, atendei-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

Rogai por nós, ó glorioso São Miguel Arcanjo, Príncipe da Igreja de Cristo,para que sejamos dignos de Suas promessas. Amém.

Oremos: Senhor Jesus Cristo, santificai-nos por uma benção sempre nova e concedei-nos por intercessão de São Miguel, a sabedoria que nos ensina a ajuntar riquezas no Céu e trocar os bens do tempo presente pelos bens eternos. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.

Fonte: Livro Quaresma de São Miguel, Pe. Gilson Sobreiro/PJC e Devocionário aos Santos Arcanjos.


São Francisco e a Quaresma de São Miguel Arcanjo