Rito do Exorcismo Maior - Missal Romano

 

SANTA MISSA

ORAÇÕES AO PÉ DO ALTAR

C. Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito.

R. Amém.

C. A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai, e á comunhão do Espírito Santo, estejam sempre convosco.

R. Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.

C. O Senhor Jesus, que nos convida á mesa da palavra e da eucaristia, nos chama á conversão. Reconheçamos ser pecadores e invoquemos com confiança á misericórdia do Pai (pausa). Confessemos os nossos pecados:

R. Confesso á Deus, Todo-poderoso, e a vós irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço á Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim á Deus, nosso Senhor.

C. Senhor, tende piedade de nós.

R. Senhor, tende piedade de nós.

C. Cristo, tende piedade de nós.

 R. Cristo, tende piedade de nós.

C. Senhor, tende piedade de nós.

R.  Senhor, tende piedade de nós.

C. Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza á vida eterna.

 R. Amém.

C. Glória á Deus nas alturas...

R. E paz na Terra, aos homens por Ele amados. Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai Todo-poderoso: Nós vos louvados, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei á nossa súplica. Vós que estais á direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o Santo, o Senhor, só vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.

- Oração do dia;
- Primeira leitura;
- Salmo responsorial;
- Segunda leitura; (Caso houver)
- Aclamação do Evangelho;
- Evangelho;

- Homilia;


 (Após a homilia, mantem-se um instante de silêncio e logo após inicia-se o Credo, somente se for uma Missa dominical, ou solenidade, caso contrário omite-se á oração bem como ás preces dos fiéis, que devem ser feitas também em solenidades ou Missas dominicais, e passa-se á preparação do altar)

C. Creio em Deus Pai todo-poderoso ...


R. criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor; ( nas palavras em itálico devem fazer reverencia. ) que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu na Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado morto e sepultado; desceu á mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.



( Caso o celebrante queira a Oração da Comunidade deve fazer-se essa logo a seguir.)


C.: Amado povo de Deus, aqui reunido para recordar os benefícios de nosso Deus, roguemos que Ele inspire os nossos pedidos, para que possa atender as nossas súplicas, dizendo:

T.: Senhor, escutai a nossa prece.

L.: Pela Igreja, esposa de Cristo, chamada a buscar não a glória, mas a humildade e o serviço, nós vos pedimos:

T.: Senhor, escutai a nossa prece.

L.: Pelos últimos da sociedade, para que sejam valorizados e promovidos em sua dignidade, nós vos pedimos:

T.: Senhor, escutai a nossa prece.

L.: Por todos nós aqui reunidos, para que vejamos em cada pessoa um irmão a ser servido com amor, nós vos pedimos:

T.: Senhor, escutai a nossa prece.

L.: Por todas ás vocações, sacerdotais e religiosas, leigas e missionárias, para que sejam iluminadas por Deus, e perseverem na fé, nós vos pedimos:

T.: Senhor, escutai a nossa prece.

C.: Possam agradar-Vos, ó Deus, as preces de vossa Igreja, para que recebamos por vossa misericórdia o que por nossos méritos não ousamos esperar. Por Cristo, nosso Senhor.

T.: Amém.


- Ofertório


(quando não se canta o ofertório a comunidade responde como abaixo)

C.: Bendito sejais, senhor, Deus do Universo, pelo pão que recebemos da Vossa bondade, fruto da terra e do trabalho humano: que agora Vos apresentamos e que para nós se vai tornar Pão da vida.

T.: Bendito seja Deus para sempre.


C.: Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo vinho que recebemos da Vossa bondade, fruto da videira e do trabalho humano: que agora Vos apresentamos e que para nós se vai tornar Vinho da Salvação.

T.: Bendito seja Deus para sempre.

C.: Orai, Irmãos, para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai Todo-Poderoso.

T.: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do Seu Nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.


- Oração sobre ás oferendas;
- Oração Eucarística I:



( Se o missal romano diz que não é essa oração eucarística, se troca a oração eucarística I e utiliza outras orações e prefácios no tempo que ele indica. 


C.: O Senhor esteja convosco.
T.: Ele está no meio de nós.

C.: Corações ao alto.
T.: O nosso coração está em Deus.

C.: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
T.: É o nosso dever, e nossa salvação.

C.: Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. No mistério da encarnação de vosso filho, nova luz da vossa glória brilhou para nós. E, reconhecendo a Jesus como Deus visível a nossos olhos, aprendemos a amar nele a divindade que não vemos. Por ele os anjos celebram vossa grandeza e os santos proclamam vossa glória. Concedei-nos também a nós associar-nos a seus louvores, dizendo a uma só voz...

T.: Santo, Santo, Santo. Senhor Deus do Universo, o céu e á Terra proclamam á vossa glória. Hosana nas alturas. Bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas.

C.: Pai de misericórdia, a quem sobem nossos louvores, nós vos pedimos por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que abençoes + estas oferendas apresentadas ao vosso altar.

T.: Abençoai nossa oferenda, ó Senhor!

C.: Nós as oferecemos pela vossa Igreja santa e católica: concedei-lhe paz e proteção, unido-a num só corpo e governando-a por toda a terra. Nós as oferecemos também pelo vosso servo o papa, Sua Santidade N., por nosso prelado N., pelos bispos do mundo inteiro, e por todos os que guardam a fé que receberam dos Apóstolos.

T.: Conservai a vossa Igreja sempre unida!

C.: Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos e filhas e de todos os que circundam este altar, dos quais conheceis a fidelidade e a dedicação em vos servir. Eles vos oferecem conosco este sacrifício de louvor por si e por todos os seus e elevam a vós as suas preces para alcançar o perdão de suas faltas, a segurança em suas vidas e a salvação que esperam.

T.: Lembrai-vos, ó Pai, de vossos filhos!

C.: Em comunhão com toda a Igreja, veneramos a sempre Virgem Maria, mãe de nosso Deus e Senhor Jesus Cristo; e também São José, esposo de Maria, os Santos Apóstolos e mártires: Pedro e Paulo, André, Tiago, João, Tomé, Tiago, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Simão e Tadeu; Lino, Cleto, Clemente, Cisto, Cornélio, Cipriano, Lourenço, Crisógono, João e Paulo, Cosme e Damião e de todos os vossos Santos; por seus méritos e preces, concedei-nos sem cessar a vossa proteção.

T.: Em comunhão com toda a Igreja aqui estamos!

C.: Recebei, ó Pai, com bondade, a oferenda dos vossos servos e de toda a vossa família; dai-nos sempre a vossa paz, livrai-nos da condenação e acolhei-nos entre os vossos eleitos. Dignai-vos, ó Pai, aceitar e santificar estas oferendas, a fim de que se tornem para nós o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, vosso filho e Senhor nosso.

T.: Santificai nossa oferenda, ó Senhor!

C.: Na noite em que ia ser entregue, ele tomou o pão em suas mãos, elevou os olhos a vós, ó Pai, deu graças e o partiu e deu a seus discípulos.

( Nesse momento ergue-se a hóstia magna sem consagrar; abaixá-a e faz uma breve genuflexão. )

C.: Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente e o deu á seus discípulos.

( Nesse momento ergue-se o cálice com vinho; abaixa-o e faz uma breve genuflexão. )

C.: Eis o mistério da fé!

T.: Anunciamos Senhor,á vossa morte e proclamamos á vossa ressurreição,Vinde Senhor Jesus!

C.: Celebrando, pois, a memória da paixão do vosso Filho, da sua ressurreição dentre os mortos e gloriosa ascensão aos céus, nós, vossos servos, e também vosso povo santo, vos oferecemos, ó Pai, dentre os bens que nos destes, o sacrifício perfeito e santo, pão da vida eterna e cálice da salvação.

T.: Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!

C.: Recebei, ó Pai, esta oferenda, como recebestes a oferta de Abel, o sacrifício de Abraão e os dons de Melquisedeque. Nós vos suplicamos que ela seja levada à vossa presença, para que, ao participarmos deste altar, recebendo o Corpo e o Sangue de vosso Filho, sejamos repletos de todas as graças e bênçãos do céu.

T.: Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!

C.: Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos e filhas que partiram desta vida, marcados com o sinal da fé. A eles e a todos os que adormeceram no Cristo concedei a felicidade, a luz e a paz.

T.: Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!

C.: E a todos nós, pecadores, que confiamos na vossa imensa misericórdia, concedei, não por nossos méritos, mas por vossa bondade, o convívio dos apóstolos e mártires: João Batista, Estêvão, Matias, Barnabé, Inácio, Alexandre, Marcelino, Pedro, Felicidade, Perpétua, Águeda, Luzia, Inês, Cecília, Anastácia e de todos os Santos Por Cristo, Senhor nosso.

T.: Concedei-nos o convívio dos eleitos!

C.: Por ele não cessais de criar e santificar estes bens e distribuí-los entre nós.
Por Cristo, com Cristo, e em Cristo, á vós Deus Pai Todo-poderoso na unidade do Espírito Santo, toda á honra e toda á glória, agora e para sempre.

T.: Amém.

- RITO DE COMUNHÃO;
- Oração do Pai - nosso;

C.: Guiados pelo Espírito de Jesus, e iluminados pela sabedoria do evangelho, ousamos dizer:

T.: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na Terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos ás nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

C.: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo salvador.

T.: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!

- Oração pela a Paz;

C.: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos: eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, como Pai e o Espírito Santo.

T.: Amém.

C.: A paz do Senhor esteja sempre convosco!

T.: O amor de Cristo nos uniu!

C.: Saudai-vos em CRISTO JESUS. 

(Todos se cumprimentam, se por opção do celebrante)

T.: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.

C.: Provai e vede como o Senhor é bom; feliz de quem nele encontra seu refúgio. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

T.: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.

C.: O CORPO E SANGUE DE CRISTO, VOS GUARDE PARA ESTA VIDA E PARA Á VIDA ETERNA.

T.: Amém.

- Comunhão;
- Oração Pós-Comunhão;
- Avisos;

- RITOS FINAIS;

C.: O Senhor esteja convosco!

T.: Ele está no meio de nós.

( Pode se mudar a benção para uma benção mais solene, como o tempo liturgico pedi, então sempre fique de olho no tempo que estamos celebrando )

C.: Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo.

T.: Amém.

C.: O Divino Auxílio permaneça sempre convosco!

T.: E com nossos irmãos e irmãs ausentes.

C.: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe!

T.: Demos graças a Deus.

( Ao fim da Santa Missa, aqueles que auxiliaram na celebração, já reunidos em círculo, o celebrante: )

C.: Bendigamos ao Senhor!

T.: Demos graças á Deus.

Fonte: 
https://missaleromanum.weebly.com/

.
.

O exorcismo solene, tal como está previsto no Ritual de Exorcismos, só pode ser ... Aliás, esta é uma das grandes vitórias do demônio: fazer acreditar que ele