29 DE SETEMBRO – DIA DE SÃO MIGUEL ARCANJO. Padre Roberto Lettieri

29 DE SETEMBRO – DIA DE SÃO MIGUEL ARCANJO


O demônio quer que todos os homens caiam no inferno. Esse anjo, chamado de satanás ou Lúcifer, foi vencido pelo Arcanjo São Miguel, quando ele se revoltou contra os planos de Deus, particularmente contra a Virgem Maria.

Por isso houve uma “grande batalha”, em que São Miguel e seus anjos pelejaram contra Lúcifer e seus seguidores. Porém os demônios não prevaleceram e foram precipitados do Céu. E nesse momento da batalha e da queda dos anjos maus, houve um “silêncio” no Céu e o Senhor como que se calou…

Na nossa vida, quantas vezes, Deus se cala! O demônio parece brilhar, mas o Senhor espera para ver qual será a nossa decisão. Quantos, livremente, optam pelo caminho aparentemente mais fácil. O Arcanjo São Miguel, na hora da grande decisão, gritou: “Quem como Deus!”. Nesse grito, ele se decidiu pelo Senhor. Por isso, ele é o arcanjo dos combatentes.

São Miguel é o arcanjo da humildade, da Virgem Maria. A humildade d’Ela é a auréola e a luz dele. Duas realidades que afastam o demônio: o Arcanjo São Miguel e a Imaculada Conceição.

Tudo nele é simples, nada há de orgulho, impressiona pela clareza, pela retidão no falar, no agir e nas decisões. Não há mentira no Arcanjo. Ele é amicíssimo da Virgem, por isso satanás não os suporta. Quando ele gritou “Quem como Deus!”, Lúcifer tornou-se uma serpente e seus anjos caíram no abismo.

No tempo da provação e da dor, temos que decidir por Deus. Quando tudo parece nebuloso, a nossa decisão deve ser pelo Senhor.

A missão dos anjos é ajudar a nossa alma a decidir pelo Senhor. A razão do mundo angélico é a adoração de Deus. A concepção da missão dos anjos como a do “anjinho da guarda”, que não deixa a criança cair da escada, é uma visão muito apequenada.

A vida de todo católico é uma luta; as provações estão vindo com mais forças e Deus “se esconde” no Santíssimo Sacramento. No entanto, o demônio vem com aparência de uma luz para nos enganar.

Por isso, em quantas igrejas o tabernáculo foi posto num canto, para o segundo andar! Há novas construções de igrejas em que não se sabe onde está o Santíssimo Sacramento. Não é no centro da igreja o lugar do Senhor? Nós precisamos aprender a adorar a Deus.

Por isso é importante entender qual a missão de São Miguel na Igreja, hoje. Ele é verdadeiramente o arcanjo da fé. Não podemos contar apenas com as nossas forças. Precisamos da ajuda de São Miguel para decidirmos por Deus e pelejarmos contra o dragão e seus seguidores, que seduz todo mundo:

“Senhor, eu preciso de Vós. “Quem como Deus” na minha vida? Grito com a minha alma: Vem, Senhor! Ensina-me a fazer a Sua vontade, a ser um combatente.”

O mundo angélico é maravilhoso; o Arcanjo Miguel é extraordinário: “Quem como Deus!” Não há dúvida: o maior desejo dele é fazer que todos sejamos adoradores e servidores de Nosso Senhor Jesus Cristo, a rogos de Maria Imaculada.
A divisão entre o bem e o mal é muito clara hoje. Há uma luta muito clara entre o Senhor e Sua Igreja contra os demônios; e nós somos os combatentes. Peçamos a São Miguel, a clareza e a decisão por Deus.Fonte: Adaptação do sermão do Padre Roberto Lettieri Fonte: Devotos de São Miguel Arcanjo Divinópolis Fonte: https://novecoros.blogspot.com/
29 DE SETEMBRO – DIA DE SÃO MIGUEL ARCANJO