História de São Miguel Arcanjo

História de São Miguel Arcanjo

 Miguel significa "Quem como Deus?", pois foi ele que se pôs à frente dos anjos fiéis contra Lúcifer, o chefe dos anjos rebeldes, em defesa da autoridade de Deus. Os livros sagrados o apresentam como um dos mais eminentes espíritos celestiais. O profeta Daniel dá a São
Miguel o título de Príncipe dos Anjos e a Igreja enumera-o entre os Arcanjos. São Miguel é um espírito guerreiro, arauto de Deus e príncipe dos exércitos celestiais. A arte cristã o apresenta com armadura brilhante, com lança e espada, vencendo o dragão infernal, fazendo-o sentir seu poder e arremessa-o às profundezas do inferno.
 Numerosas são as suas aparições registradas na história da igreja. Seu nome é mencionado várias vezes no sacrifício da Santa Missa. No "Confiteor" (oração do rito penitencial) o sacerdote invoca a intercessão de São Miguel junto de Deus. Sobre o incenso, na Missa solene é invocado seu nome. Após a consagração o sacerdote pede que São Miguel leve o santo sacrifício ao altar sublime de Deus. Terminada a Missa, em uma oração especial, o povo pede a São Miguel que o defenda no combate, cubra-o com o seu escudo contra os embustes e ciladas do demônio e precipite ao inferno os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. São Miguel é ainda o patrono dos agonizantes e o guia das almas dos defuntos para o céu.
 Na história da igreja são mencionadas duas aparições de São Miguel: uma ao Papa Gelásio I (492-496), no monte Gargano, na Itália. A festa dedicada a ele é a comemoração deste fato, e da consagração da igreja de São Miguel nesse local. Na outra, ele aparece ao Papa São Gregório, o Grande (590-604), quando grassava uma peste em Roma. Na aparição, São Miguel coloca sua espada na bainha, marcando o fim da epidemia que parou de fazer vítimas.

 Em hebraico, Miguel significa "aquele que é similar a Deus" (mi-"quem", ka-"como", El-"deus"), o que é tradicionalmente interpretado como uma pergunta retórica: "Quem como Deus?" (em latim: Quis ut Deus?), para a qual se espera uma resposta negativa, e que implica que "ninguém" é como Deus. Assim, Miguel é reinterpretado como um símbolo de humildade perante Deus[1] .
 Na Bíblia Hebraica, Miguel é mencionado três vezes no Livro de Daniel, uma como um "grande príncipe que defende as crianças do seu povo". A ideia de Miguel como um advogado de defesa dos judeus se tornou tão prevalente que, a despeito da proibição rabínica contra se apelar aos anjos como intermediários entre Deus e seu povo, Miguel acabou tomando um lugar importante na liturgia judaica.
 Em Apocalipse 12:7-9, Miguel lidera os exércitos de Deus contra as forças de Satã e seus anjos e os derrota durante a guerra no céu.
 Na Epístola de Judas, Miguel é citado especificamente como "arcanjo". Os santuários cristãos em honra a Miguel começaram a aparecer no século IV, quando ele era percebido como um anjo de cura, e, com o tempo, como protetor e líder do exército de Deus contra as forças do mal. Já no século VI, a devoção a São Miguel já havia se espalhado tanto no oriente quanto no ocidente. Com o passar dos anos, as doutrinas sobre ele começaram a se diferenciar.

 
História da Quaresma de São Miguel

 A Quaresma de São
Miguel Arcanjo começou com São Francisco, que era devoto do Arcanjo. São Francisco sentia o desejo de experimentar, no corpo e na alma, a Paixão de Cristo, Sua dor e também o imenso amor por se entregar ao sofrimento por nós.
 No ano de 1224, o santo realizou a primeira quaresma de jejum e oração, no Monte Alverne. São Francisco disse: “Para honra de Deus, da bem-aventurada Virgem Maria e de São Miguel Arcanjo, príncipe dos anjos e das almas, quero fazer aqui uma quaresma”.
 No dia 17 de setembro, durante sua quaresma, enquanto estava em oração, teve a visão de um serafim, o qual logo se aproximou. Este tinha seis asas de fogo e também estava crucificado, mãos e pés estendidos e amarrados numa cruz. Duas asas elevavam-se por cima de sua cabeça, duas outras estavam abertas para o voo, as duas últimas cobriam-lhe o corpo. E, por meio desta visão, Francisco pôde compreender melhor o verdadeiro sentido da Paixão.
 Quando chegou a Festa em honra a
São Miguel Arcanjo, Francisco desceu o Monte Alverner, trazendo nos pés e nas mãos os estigmas de Jesus. Como achava-se indigno de se tornar igual a Cristo, que ficou em total jejum, no final daqueles dias bebeu água e comeu um pedaço de pão. Foi difundida através dos seus discípulos que o imitavam nessa devoção e recebiam graça

 O que é necessário para quaresma?
 O nosso coração deve estar reconciliado com Deus e cheio de bons propósitos.
 Após esta análise de sua vida, faça um altar com a imagem ou foto de São Miguel colocando velas ou lamparinas bentas, e flores para enfeitar o altar.
 Durante a Quaresma, faça penitências, jejuns e abstinências e uma boa confissão.
 Fazer seu pedido particular e principalmente pela libertação da família, quebra de maldição, do jugo hereditário, ocultismo e outras intenções.
 Rezar as orações mencionadas abaixo e no dia 29 de setembro participar da Festa de
São Miguel Arcanjo com a Santa Missa.

 Intenções para os 40 dias:
 1-Rezemos a São Miguel nos dez primeiros dias da quaresma por toda cura e libertação de todos os vícios de dependência química (álcool, drogas, cigarros) também vícios de jogos, de compulsividade (para comprar, comer);
 2-Nos dez segundos dias da
quaresma rezemos além das nossas intenções particulares, também por toda a cura e libertação de maldições em nossas pontes de gerações, como : desordens sexuais, adultério, roubo, alcoolismo, perseguições, divórcios, abortos, mortes repentinas, idolatrias.
 3-Nos dez terceiros dias da
quaresma, rezemos por toda libertação de malefícios a agouros que possam ter atingido sua vida e os seus negócios como também sua profissão e estudos: dificuldades financeiras, perdas, insucessos, invejas, ciúmes, trapaças.
 4-Nos dez quartos dias da
quaresma rezemos por toda cura e libertação física e espiritual: doenças psíquicas como: transtorno bipolar, esquizofrenia, síndrome do pânico, doenças físicas como: dores na coluna, enxaquecas, anemias, desmaios, bronquites, asmas, alergias e outros.
 Obs.: Importante lembrar que a quaresma pode ser realizada a partir de qualquer data do ano, sendo agosto a setembro um momento especial.

 Todos os dias da quaresma de São Miguel:
 Acender uma vela benta; oferecer uma penitência; fazer o Sinal da Cruz; rezar a Oração Inicial; rezar a Ladainha de São Miguel, consagração e mais orações.
     









Deixe seu Comentário: