São Miguel Arcanjo. Conheça a história, milagres, oração, devoção e medalhas de São Miguel Arcanjo.

São Miguel Arcanjo

"Travou-se um combate no Céu: Miguel e os seus Anjos lutaram contra o Dragão. O Dragão e os seus anjos lutaram também, mas foram derrotados e perderam o seu lugar no Céu para sempre. Foi expulso o enorme Dragão, a antiga serpente, aquele a quem chamam Diabo e Satanás, que seduz o universo inteiro. Foi precipitado sobre a terra e os seus anjos foram precipitados com ele. Depois, ouvi no Céu uma voz poderosa que dizia: 'Agora chegou a salvação, o poder e a realeza do nosso Deus e a autoridade do seu Ungido, porque foi precipitado o acusador dos nossos irmãos, aquele que os acusava dia e noite diante do nosso Deus. Eles o venceram, graças ao sangue do Cordeiro e à palavra do testemunho que deram, desprezando a própria vida, até aceitarem a morte. Por isso, alegrai-vos, ó Céus, e vós que aí habitais' ". (Apocalipse 12, 7-12a)

"Miguel", em hebraico Mi-kha-el, quer dizer "quem como Deus?".

Era o protetor do antigo povo de Deus (Dan 10, 13.21), e que aparece agora como patrono e defensor da Igreja, o novo povo de Deus. "O Dragão" é identificado como a "antiga serpente" que tentou os primeiros pais, por isso se chama antiga. É "aquele a quem chamam Diabo e Satanás"; Dia-bo é um nome grego correspondente ao hebraico Xatan (aramaico xataná), que significa caluniador, acusador, adversário. "Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio. Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) no ares" (Ef 6,11-12). A indicação de que São Paulo fala dos demônios é muito precisa, porque os chama com o nome de sua ordem de classificação. "O diabo, como todo o mundo angélico ao qual fazia parte, é um espírito; não possui um corpo, não é sensível, deve servir-se de uma forma fictícia, que assume de acordo com o que vai provocar." (Padre Gabriele Amorth).

Quem como Deus?

Portanto, assim como Lúcifer é o chefe dos demônios, Miguel é o dos anjos, sendo o primeiro entre os arcanjos. A Igreja o chama de Príncipe da Milícia Celeste, que está posto à entrada do Paraíso e é em seu nome que se celebra a festa de todos os anjos. Miguel é hoje ao cultuado o protetor da Igreja, como outrora o foi da Sinagoga. São Basílio na Homilia De Angelis: "A ti, ó Miguel, general dos espíritos celestes, que por honra e dignidade estais posto à frente de todos os outros espíritos celestiais, a ti suplico...". São Miguel Arcanjo, cujo nome, que significa "Quem como Deus?", é um grito de humildade e de obediência em defesa dos direitos divinos. É considerado o chefe dos exércitos celestiais e o padroeiro da Igreja Católica Universal. É o anjo do arrependimento e da justiça. A Igreja Católica tem uma grande devoção por São Miguel Arcanjo, especialmente para pedir-lhe que nos livre das ciladas do demônio e dos espíritos maléficos. E quando o invocamos, ele nos defende, com o grande poder que Deus lhe concedeu, e nos protege contra os perigos, as forças do mal e os inimigos.

A São Miguel atribuem-se três funções:

1. A de guiar e conduzir as almas ao céu, depois de tê-las pesado na balança da justiça divina;
2. De defender a Igreja e o povo;
3. De presidir no céu o culto de adoração à Santíssima Trindade e oferecer a Deus as orações dos Santos e dos fiéis.

Sua Santidade, Pio X, disse em 18 de setembro de 1903: "DEUS, na primeira luta, venceu, servindo-se do Arcanjo São Miguel; devemos, portanto, acreditar firme-mente que a luta atual terminará triunfante e também como outrora com o socorro e ajuda deste Arcanjo bendito". O predecessor de S. Pio X, o grande Papa Leão XIII, teve uma visão durante a celebração de uma missa particular, pela qual soube que o Demônio pediu permissão para submeter a Igreja a um período de provações. Deus concedeu-lhe permissão para provar a Igreja por um determinado tempo. Assim que o Demônio se afastou, Deus chamou Nossa Senhora e São Miguel Arcanjo e lhe disse: "Dou-vos, agora, a incumbência de contrabalançar a obra nefasta do Demônio."

O Papa Leão XIII, a seguir compôs a oração a São Miguel Arcanjo (pequeno exorcismo), ordenando que, obrigatoriamente, no fim de cada Santa Missa, os sacerdotes a rezassem de joelhos, e fez publicar com a data de 29 de setembro de 1891. A Sua Santidade, o Papa João Paulo II, também nos fala de São Miguel na sua visita de 24 de maio de 1987 ao Santuário de São Miguel, no Monte Gargano, na Itália, dizendo-nos o que a Igreja pensa sobre o culto ao Príncipe e grande Chefe dos Anjos no mundo de hoje. O Papa nos diz que se sentiu muito alegre por estar no santuário, que há tantos séculos vem sendo lugar de peregrinação. Sua Santidade diz que também foi rogar e reverenciar o Arcanjo pedindo para que ele ampare e resguarde a Santa Igreja. João Paulo também fala sobre a presença do Arcanjo Miguel nas Sagradas Escrituras, da sua luta contínua contra o Grande Dragão, o qual foi vencido, derrotado por Miguel e seus anjos. Diz também que é verdadeiro: "as portas do inferno não prevalecerão", mas isto não significa que nós estamos livres dos testes e das batalhas contra o inimigo, contudo nesta luta temos São Miguel, o defensor da Igreja, ao nosso lado combatendo por nós.

O nome Miguel é referido na Bíblia, nos versículos abaixo:

* Daniel 10, 13 

"O Príncipe do reino da Pérsia me resistiu durante vinte e um dias, mas Miguel, um dos primeiros príncipes, veio em meu auxílio."

* Daniel 10, 21

"Ninguém me presta auxílio para estas coisas senão Miguel, vosso Príncipe."

* Daniel 12, 1

"Nesse tempo, levantar-se-á Miguel, o grande Príncipe, que se conserva junto dos filhos do teu povo. Será um tempo de tal angústia qual jamais terá havido até aquele tempo, desde que as nações existem. Mas nesse tempo, o teu povo escapará, isto é, todos os que se encontrarem inscritos no Livro."

* Judas 1, 9

"E, no entanto, o arcanjo Miguel, quando disputava com o diabo, discutindo a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a pronunciar uma sentença injuriosa contra ele, mas limitou-se a dizer: O Senhor te repreenda!"

* Apocalipse 12, 7

"Houve então uma batalha no céu: Miguel e seus Anjos guerrearam contra o Dragão que batalhou, juntamente com seus Anjos, mas foi derrotado, e não se encontrou mais um lugar para eles no céu."

Juntamente com São Gabriel e São Rafael, São Miguel faz parte do Coro dos Arcanjos, e seu dia é comemorado em 29 de Setembro.

ORAÇÃO

São Miguel Arcanjo,
defendei-nos no combate, sede nosso refúgio
contra as maldades e ciladas do demônio.
Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos;
e vós, príncipe da milícia celeste,
pelo poder divino, precipitai no inferno a satanás
e a todos os espíritos malignos
que andam pelo mundo para perder as almas.
Amém.